Dando continuidade a proposta do Espaço Cultural Café da Linda, dedicado às artes visuais, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL) apresenta a partir da próxima terça (13), a exposição "Personas Íntimas que apresenta uma recente investigação do artista visual Tchello d’Barros, onde, mediada por fotografias e gravuras digitais, a temática do anonimato é apresentada como contraponto ao fenômeno social contemporâneo da síndrome das celebridades, com suas hiperexposições, máscaras sociais e personas públicas.

Obras e conceitos

A mostra apresenta 50 imagens, entre fotografias, gravuras digitais e fotomontagens - em Cor, e P&B - onde, sempre a partir do recurso fotográfico, pessoas do cotidiano, fotografadas anonimamente – ou secretamente – são repaginadas, reinterpretadas como que em novos personagens, em silhuetas abstratas, compondo um mosaico de figuras que, ao perderem sua identidade, assumem outras leituras e posturas, como no trabalho dos atores de teatro.

As fotografias da série Sombras de Dúvida são formadas por silhuetas em P&B de homens e mulheres anônimas, retratadas em ações cotidianas, diluídas em vultos não identificáveis. Não se pode saber quem são nem o que estão fazendo, mesmo assim são protagonistas da interação social de nosso cotidiano.

Na série Rostografias Efêmeras, as personalidades são decompostas ao serem mescladas com fotografias de restos de outdoors, cartazes descolados, muros descascados, pinturas publicitárias apagadas, restos de tinta de jangadas e afins, num comentário sobre a desfragmentação da personalidade do homem urbano frente aos apelos massificantes do mundo contemporâneo.

Já na coleção Efígies Anônimas, o registro fotográfico de fachos de luz refletidos em diversos suportes e texturas inscrevem silhuetas femininas numa atmosfera feérica, num lusco-fusco onde os planos de fundo e figura se unem, se fundem, se confundem...

O conjunto de imagens Anonimatio Involuntário, ainda que tenha em sua origem a imagem fotográfica, se traduz no recurso do desenho. São gravuras que acentuam traços ou semblantes de gente comum do dia-a-dia, imersa na labuta diária, nos afazeres do cotidiano, alheios ao ato fotográfico, que os captura, dissolve e ressucita em registro digital.

Depoimento de Tchello d’Barros

“Ao contrário de outras séries que tenho desenvolvido em fotografia e gravura, abordando questões sócio-identitárias (também a partir de elementos de anatomia), nessa coleção de imagens me parece que há uma diluição das identidades, uma rarefação das personalidades. Rostos, feições, semblantes e fisionomias são como que deletados, rediagramados, permitindo apenas silhuetas feéricas, perfis impessoais e presenças mais ou menos oníricas. Mesmo nas gravuras digitais, onde o desenho manual é o principal recurso, há uma leve e proposital desconstrução da imagem original, captada pela lente fotográfica. Mesmo na era digital, a palavra fotografia, atesta sua etimologia, como “a escrita da luz”.

SERVIÇO

Exposição Personas Íntimas

Artista visual Tchello d’Barros

Abertura: 13.10.2009

Horário: às 19h

Visitação: 14.10 à 31.10.2009 – das 10 às 18h

Espaço Cultural Café da Linda – no Teatro Deodoro

Praça Marechal Deodoro s/nº Centro

Maceió – AL – (82) 3315-5665
www.teatrodeodoro.al.gov.br