A Secretaria Municipal de Promoção de Turismo, Indústria e Comércio (Semptur) está participando do 1º Encontro das Cidades Históricas e Turísticas, na cidade de Paranaguá (PR). O evento promovido pelo Ministério do Turismo começou na quarta-feira (7) e termina hoje.

A sinalização e inventário turístico, revitalização ferroviária e problemas comuns aos municípios com acervo histórico e potencial turístico estão entre os assuntos que serão debatidos pelos representantes das esferas pública e privada de mais de 50 municípios brasileiros.

O Encontro é a primeira atividade depois da edição, em julho passado, da Carta de Olinda. O documento, resultante do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, realizado na cidade pernambucana, trata de políticas para promover o desenvolvimento do turismo com foco na sustentabilidade e preservação dos patrimônios dos municípios.

Representantes do Ministério do Turismo (MTur) e de outros ministérios, como Cultura e Transportes, falarão das ações e projetos do governo federal para o segmento.

A assessora de Projetos Especiais da Semptur, Claudia Paiva, disse que o evento é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o turismo nas cidades históricas, além de trocar experiências sobre revitalização ferroviária.