Cerca de 40 prefeitos alagoanos, além de vereadores e a Undime/AL, compareceram nesta quarta-feira, 7, em Maribondo, a fim de formar forças para pressionar o governo federal, quanto a crise financeira que vem enfrentando os municípios, por conta das perdas do repasse do FPM, como também da redução do Fundeb nesses últimos três meses.
O manifesto resultou na elaboração de uma carta aberta que será entregue pelo presidente da AMA, Luciano Barbosa nesta quinta-feira,8, em Brasília, ao ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.
A presidente da  União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/AL), Rosa Melo, chamou a atenção dos prefeitos para a os problemas futuros que o corte no Fundeb pode causar a milhares de estudantes, professores e servidores da educação. Ela disse que, no momento que o país começa a pensar em preparar jovens para participar da Olimpíada de 2016, sobretudo com uma verba incalculável; é que o MEC deveria também se preocupar com a formação intelectual e não cortar o valor do custo/aluno.
Ainda sobre o manifesto, entende a prefeita de Anadia, Sânia Tereza (PT), que Alagoas está dando nesse momento, uma demonstração de capacidade de superação e, se o Governo Federal não despertar imediatamente para uma reação, o déficit social nos municípios será ainda maior que o financeiro.