O fim do prazo de filiação para quem pretende se candidatar nas eleições de 2010 provocou um troca-troca partidário na Câmara Federal. Desde o início do ano até ontem, quinta-feira, 13 deputados trocaram de legenda, segundo pesquisa do próprio site da Casa. Desses, sete deixaram seus partidos nesta semana.
O PR foi o partido mais beneficiado com o troca-troca. Dos 13 que deixaram seus partidos, seis foram para o PR. Com isso, a bancada da legenda na Câmara tem agora 45 deputados.
O partido que mais perdeu espaço na Casa foi o PMDB: quatro deputados deixaram a legenda. Mesmo assim, o bloco PMDB-PTC continua sendo a maior bancada com 93 deputados.
Pela legislação eleitoral, as filiações devem ser feitas até um ano antes das eleições pra quem pretende concorrer a algum cargo. Como o primeiro turno das eleições de 2010 está marcado para 3 de outubro, as filiações devem ocorrer até o próximo sábado (3).
Porém, quem já ocupa um cargo eletivo, deve apresentar um motivo que justifique a mudança de partido para não correr o risco de perder o mandato. Isso porque uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determina que o mandato pertence ao partido e não ao eleito.