A Polícia Federal divulgou através de nota a imprensa o resultado da Operação Pureza registrada ontem, quinta-feira (1) e que resultou na prisão de seis pessoas em áreas de produção agrícola de cidades do oeste baiano e nos estados do Paraná e Mato Grosso. Todos os presos são acusados de envolvimento com o contrabando de defensivos agrícolas. A PF encontrou ainda um carregamento de produtos contrabandeados, cujo valor não foi calculado. A meta da operação é cumprir um total de nove mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Barreiras.
Na Bahia, três pessoas foram presas, sendo duas em Luís Eduardo Magalhães e uma no município de Barreiras. De acordo com o superintendente da Policia Federal na Bahia, José Maria da Fonseca, a pedido da Justiça Federal, os nomes dos presos não serão divulgados. Eles foram levados no final da tarde de ontem para Salvador, onde ficarão à disposição da Justiça. Entre os presos, estão fazendeiros que foram flagrados com os produtos ilegais. Eles serão ouvidos e liberados para responder em liberdade.
As investigações tiveram início há cerca de sete meses, tempo em que várias quadrilhas que atuam neste ramo foram identificadas. Os produtos, fabricados na China, entram no Brasil pelo estado do Paraná, depois de passarem também pelo Paraguai e são encaminhados às regiões produtoras. Segundo estimativa da polícia, no período foram movimentados mais de R$ 1 milhão com essa atividade ilegal.
Fonseca garante que diversos crimes estão ligados à atividade, como sonegação fiscal, formação de bando ou quadrilha e até a contaminação do meio ambiente, haja vista que os produtos não autorizados são usados sem o receituário agronômico exigido por lei. As equipes da PF ainda estão nas fazendas e até o final da tarde novas prisões e apreensões são esperadas.