O maior grupo de mídia da África, Naspers, anunciou ontem, terça-feira que comprou 91% do site brasileiro de comparações de preços BuscaPé por US$ 342 milhões, como parte de estratégia para se expandir em mercados emergentes.
A Naspers, que detém participações em companhias na China, na Rússia e na Europa, além do Brasil, informou que a aquisição será realizada com recursos próprios disponíveis.
A estratégia do grupo sul-africano é expandir sua atuação ao redor do mundo com foco na América Latina. Em sua expansão, recentemente a companhia passou a operar a europeia Allegro, plataforma de e-commerce, e comprou a Tradus, serviço de leilões europeu. No Brasil, a companhia tem uma parte da Editora Abril e da Compera nTime.
"Depois de investimentos na (editora) Abril e na Compera nTime, a Naspers desenvolveu um bom entendimento do mercado brasileiro que atravessa rápido crescimento. O BuscaPé é um dos poucos nomes estabelecidos na indústria e que pode crescer mais", afirmou o presidente-executivo das operações latino-americanas da Naspers, Hein Brand.
O site brasileiro, que existe há dez anos e tem sede em São Paulo, poderá manter sua equipe administrativa mesmo com a aquisição.
"Dada a extensa experiência da Naspers na internet, eles podem nos ajudar a crescer em outro nível. Uma futura colaboração entre a Allegro e o BuscaPé é possível", adiantou o presidente da BuscaPé, Romero Rodrigues.
Em 2006, o BuscaPé adquiriu seu principal concorrente, o Bondfaro, e, no ano seguinte, comprou a eBit, empresa de pesquisas do setor eletrônico. Hoje, o site permite a comparação de mais de 10 milhões de produtos, de mais de 320 mil lojas.









