O número de visitantes nos Centros de Informações Turísticas de Maceió (CITs) cresceu 71,61% em relação ao primeiro semestre do ano passado. No primeiro semestre deste ano, foram atendidos 8.668 turistas, contra 5.051 registrados em 2008. Destes, 7.221 são brasileiros (83,31%) e 1.447 estrangeiros (16,69 %).

Os dados são da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur), através da amostra realizada junto aos turistas que buscam informações nos CITs do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, da Rodoviária, do Mercado do Artesanato, do Shopping Maceió e do Alagoinhas.

De janeiro a junho deste ano, as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste foram as que mais emitiram turistas para Maceió. São Paulo, como sempre, lidera o ranking, com 1.685 turistas (19,44 %). Em seguida, vêm os turistas do Rio de Janeiro, com 1.135 (13,09%), Brasília, com 570 (6,58 %) e o Rio Grande do Sul, com 481(5,55 %).

Já no que diz respeito ao Nordeste, os nossos vizinhos baianos e pernambucanos lideram na amostra, sendo que 620 turistas são da Bahia (7,15 %) e 460 de Pernambuco (5,31 %).

No mercado internacional, os argentinos continuam liderando. No primeiro semestre, foram 607 atendimentos nos CITs, representando o percentual de 7%. Lazer ainda é o principal motivo da visita para 8.240 (95,06%) turistas nacionais e estrangeiros à capital alagoana.

Os hotéis foram os meio de hospedagem mais escolhido, com 6.108 (70,47 %), seguidos das pousadas, com 1.772 (20,44%) e, por último, aparecem os visitantes que escolheram as casas de amigos ou parentes e outros meios de hospedagem, com 788 (9,09 %).

A permanência dos turistas em Maceió é bastante satisfatória. O maior índice está no período entre seis a dez dias, com 2.328 turistas (26,86 %) e, em segundo lugar, aparecem os turistas que escolheram ficar na cidade entre um e cinco dias, com 2.146 (4,76%).

Para a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, o percentual de turistas que escolheram o destino Maceió pela primeira vez é de 83,89 %, ou seja, 7.272 pessoas estão optando pela capital alagoana.

“Este resultado da amostra é fruto das ações da Prefeitura, como a reurbanização da orla, a conquista de mais voos, novos hotéis e as campanhas promocionais da capital alagoana em feiras e eventos de turismo”, reforça Pessôa.

Os Centros de Informações Turísticas são mantidos pela Semptur, em parceria com os cursos de Turismo da Faculdade de Alagoas (FAL), Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (Fama), Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet) e Centro de Estudos Superiores (Cesmac) de Maceió e de Marechal Deodoro.

Segundo a coordenadora de Operações da Semptur, Cristina Quirino, cada CIT funciona com os servidores da Semptur e estagiários dos cursos de turismo. Juntos, eles dão informações sobre Maceió e os serviços turísticos, como passeios, hospedagem, transportes, agências de viagens, núcleos de artesanatos, entre outras ofertas. Ao mesmo tempo, aplicam questionários que ajudam a traçar o perfil dos turistas que visitam a capital alagoana.