Apesar da popularização da rede microblogs Twitter, inclusive como ferramenta política para detentores de mandatos eletivos, apenas dois parlamentares federais já utilizam o site para mostrar detalhes de seu cotidiano, ações e levantar questionamentos. Até agora, da bancada federal mato-grossense, apenas o deputado federal Homero Pereira (PR) e a senadora Serys Slhessarenko (PT) estão no Twitter.

Na página pessoal da petista, por exemplo, Serys informou no inicio da manhã de ontem que estava se preparando para visitar 10 municípios na região de Porto dos Gaúchos. Tudo em tempo “quase real”.

Além disso, Serys também faz questão de se posicionar sobre determinados temas, polêmicos ou não, que estão em tramitação no Senado Federal.

Anteontem, ela escreveu um comentário, destacando que a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa que discutiria a questão da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão foi cancelada, mas deve ser remarcada. “É um assunto que precisa ser discutido”, pontua a parlamentar.

Serys também escreve no Twitter, durante as sessões, da Mesa Diretora do Senado, onde ocupa o cargo de segunda-vice-presidente. Na sessão de quinta-feira, Serys postou uma mensagem durante a sessão questionando o esvaziamento do plenário, durante a votação da reforma eleitoral que teve de ser adiada justamente pala falta de quórum mínimo regimental.

A senadora do PT também aproveita o espaço para fazer elogios a outras autoridades do Estado. Ontem, no topo de sua página no Twitter, Serys agradecia e elogiava uma promotora de Justiça de Mato Grosso.

O perfil não é diferente da página pessoal do deputado federal Homero Pereira, o primeiro de Mato Grosso a utilizar a ferramenta. Parlamentar ligado ao agronegócio, Homero faz questão de enfatizar assuntos ligados a atividades rurais em sua página do Twitter.

Além de anunciar a sua agenda de visitas em cidades do interior do Estado, o republicano também escreve os encontros e reuniões que entidades e lideranças ligadas ao setor.

“Acabo de me reunir com vários presidentes de sindicatos rurais, em Brasília. Eles mostraram o empobrecimento da agricultura em Mato Grosso”, relata o deputado, em sua página do Twitter, que também escreve sobre encontros e reuniões que participa junto à Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

SEGUIDORES – Mesmo com pouco tempo de criação dos perfis, as páginas dos dois parlamentares, aparentemente, já apresentaram bons resultados de acesso. A página da senadora Serys Slhessarenko, por exemplo, já é seguida por outros 817 usuários do Twitter, enquanto a petista segue apenas 85.

No caso do deputado Homero Pereira, já são 344 seguidores e 444 perfis que são seguidos pelo parlamentar.

PRECURSOR – o governador de São Paulo e notável pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, José Serra, tem se notabilizado pelo uso do Twitter. Um dos primeiros políticos a utilizar o site, ele já tem quase 92 mil seguidores em todo o Brasil, enquanto segue quase 5 mil perfis de usuários.

Em sua página, o tucano faz questões de travar debates sobre assuntos polêmicos, como a disputa interna com o governador de Minas Gerais para a disputa das eleições do ano que vem. Ele também aproveita o espaço para “cutucar” a administração do presidente Lula (PT). “Ótima reportagem sobre a devastação do Cerrado brasileiro. O governo federal anunciou um plano. Tomara dê certo”, alfineta o tucano.