Manoel Carlos compara "Viver a Vida", novela que estreia nesta segunda na Globo, ao filme "Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock. Assim como no longa, que mostra a história de um fotógrafo que vasculha a vida de seus vizinhos com uma lente teleobjetiva, o autor pretende, através de sua história, esquadrinhar os dramas e comédias que envolvem o dia a dia dos seres humanos. "É como se eu acendesse a luz de um cenário e focasse na história dele. Depois a luz se apaga e eu mudo de lugar", define.

Dirigida por Jayme Monjardim, a novela vai ter como tema central a superação e, através de histórias inspiradas na realidade, vai mostrar que é possível sair de situações-limite tendo garra e coragem. "Não existe na vida, e eu defendo isso na novela, beco sem saída. Tem sempre alguma coisa que você pode fazer para melhorar a sua vida, para que ela seja menos angustiosa e aflita", diz Manoel Carlos, que vai continuar a investir em histórias inspiradas na realidade. "Tenho uma linha de comportamento como autor. Acho que todos já sabem mais ou menos o que gosto de fazer: de mostrar o cotidiano das pessoas, as relações familiares...", analisa.

Como também é de praxe nas novelas de Manoel Carlos, "Viver a Vida" vai ter como protagonista uma Helena. O curioso, desta vez, é que a personagem não será interpretada por uma atriz na faixa dos 50 anos, mas sim pela balzaquiana Taís Araújo. Na história, ela será uma top model de sucesso, que foi criada no balneário de Búzios - onde vai se passar boa parte da trama -, e ainda na adolescência foi morar no Rio, onde iniciou sua carreira de modelo. Em sua primeira novela de Manoel Carlos, Taís desmancha-se em elogios ao autor. "Sempre quis fazer uma protagonista de novela das oito, mas fazer uma Helena de Manoel Carlos estava acima de um desejo profissional, era um sonho mesmo", afirma.

Ao contrário das últimas Helenas de Manoel Carlos, que viveram dramas familiares, a Helena da vez vai viver uma relação amorosa complicada. Isso porque, ela vai se apaixonar por um homem bem mais velho, o empresário Marcos (José Mayer). O problema é que ele é pai da modelo principiante Luciana (Alinne Moraes), que inveja o sucesso de Helena. E não aprova o romance entre o pai e a rival. Como se não bastasse ter de enfrentar a antipatia de Luciana, Helena ainda terá de lidar com a amargura de Tereza, vivida por Lilia Cabral que, por ter acabado de se separar de Marcos, não aceita o fato de o ex-marido namorar uma mulher mais jovem e, ainda, uma modelo bem-sucedida, como ela era no passado. Ciente da enrascada em que seu personagem se mete, José Mayer diverte-se ao descrevê-lo. "O Marcos é um homem vivido, mas meio datado. Ele é da velha escola que prefere que a mulher fique inteiramente à mercê dele", resume.

Paralelamente à conturbada relação entre Helena e Marcos, haverá outras questões bem próximas à realidade do público. Entre elas está a superação pessoal, que será retratada pela personagem de Alinne Moraes. A modelo ficará tetraplégica após sofrer um grave acidente. Através de seu dia a dia, Manoel Carlos vai mostrar que é possível não se entregar e encontrar uma solução para um obstáculo aparentemente intransponível. Não é à toa que na novela o autor quer ser o mais fiel possível à rotina dos cadeirantes. "As pessoas com deficiência estão exigindo que a novela mostre como vão ao banheiro, tomam banho, têm relação sexual", adianta Alinne Moraes.

A "drunkorexia" - doença em que as mulheres substituem a alimentação pelo álcool -, a crise econômica e o ramo da medicina conhecido como cuidados paliativos, que se dedica a cuidar de pacientes em estado grave e terminal, serão outros temas abordados em "Viver a Vida", que vai trazer ainda, no elenco, Natália do Vale, Mateus Solano e Bárbara Paz, entre outros. "Como em todas as novelas de Manoel Carlos, o público pode esperar muita emoção. Vamos contar lindas histórias de superação e tenho certeza de que muita gente vai se identificar com elas", aposta Jayme Monjardim.

Quem é quem em "Viver a Vida"
Helena (Taís Araújo) - Modelo internacional, está no auge da carreira. Criada em Búzios, foi para o Rio de Janeiro ainda na adolescência, onde iniciou a carreira. Teve dois romances, mas sempre colocou a carreira em primeiro lugar. Durante um desfile em Búzios, conhece Marcos e se encanta com seu cavalheirismo.

Oswaldo (Laércio de Freitas) - Pai de Helena, vive em Búzios, onde toca piano nas noites para se sustentar.

Edite (Lica Oliveira) - Mãe de Helena, divorciou-se, mas mantém boa relação com o ex-marido.

Sandra (Aparecida Petrowky) - Irmã de Helena e Paulo, vive se metendo em confusão. Mora no Rio de Janeiro e passa temporadas na casa da irmã. Namora Benê, um marginal.

Paulo (Michel Gomes) - Irmão caçula de Helena, vive com a mãe em Búzios. Tem um romance com Soraia.

Benê (Marcello Melo) - Namorado de Sandra, é mau-caráter e está sempre envolvido com as pessoas erradas.

Marcos (José Mayer) - Empresário do ramo de turismo, tem talento com mulheres. Vive os conflitos de uma separação dolorosa e libertária ao mesmo tempo. Foi casado com Tereza, com quem teve duas filhas, Luciana e Isabel, e adotou a caçula Mia. Conhece Helena durante um desfile em Búzios e se apaixona perdidamente.

Tereza (Lilia Cabral) - Recém-divorciada de Marcos, ainda não se acostumou com a ideia. Carrega uma amargura por ter abandonado as passarelas no auge de sua carreira. Tem três filhas: Luciana, Isabel e Mia.

Luciana (Alinne Moraes) - Filha mais velha de Marcos e Tereza. Mimada, sonha com o glamour e o sucesso no mundo da moda, mas não tem o apoio da mãe nem do namorado, que fazem tudo para que ela desista da ideia.

Isabel (Adriana Birolli) - A filha do meio de Marcos e Tereza. Vive às turras com a irmã Luciana.

Mia (Paloma Bernardi) - Filha caçula, foi adotada por Marcos e Tereza. Mantém excelente relação com todos.

Leandro (Nelson Baskerville) - Casado com Ingrid e pai dos gêmeos Jorge e Miguel.

Ingrid (Natália do Vale) - Mulher de Leandro, está sempre preocupada com o futuro dos filhos Jorge e Miguel.

Jorge (Mateus Solano) - Arquiteto sério e responsável. Namora Luciana, mas não apoia sua decisão de ser modelo.

Miguel (Mateus Solano) - Residente de medicina, pretende ser neurocirurgião. Ao contrário do irmão gêmeo, leva a vida com leveza. Só se preocupa com a saúde de Renata, sua namorada que abusa da bebida alcoólica.

Renata (Bárbara Paz) - Namora Miguel. Sonha em ser atriz ou modelo, mas não consegue uma oportunidade. Exagera na bebida alcoólica mas, como não quer engordar, deixa de comer.

Regina (Cris Nicolotti) - Mãe de Renata, fica preocupada com o caminho que a filha está trilhando, pois seu ex-marido também abusava do álcool. Joga cartas para prever o destino, mas não cobra.

Gustavo (Marcello Airoldi) - Advogado das empresas de Marcos, é casado com Betina, com quem tem uma filha, Clarisse. Machista, morre de ciúmes do namoro da filha com um homem mais velho. Assedia a prima de sua mulher, a jornalista Malu Trindade.

Betina (Letícia Spiller) - Casada com Gustavo e mãe de Clarisse. Atraente, é uma mulher segura e descolada, mas se incomoda com o assédio constante de Gustavo a sua prima Malu.

Clarisse (Cecília Dassi) - Filha de Gustavo e Betina, é sedutora na forma de agir e se vestir. Namora Bernardo, quase 15 anos mais velho do que ela.

Bernardo (Bruno Perillo) - Namorado de Clarisse, fica sem jeito com o jeito sedutor da namorada, principalmente quando estão na frente do pai dela. É dono do restaurante Gengibre.

Malu Trindade (Camila Morgado) - Respeitada jornalista de economia, fica dividida entre a tentação de viver um caso com o marido de sua prima Betina, Gustavo, e a repercussão que isso pode provocar.

Alice (Maria Luisa Mendonça) - Uma das melhores amigas de Helena, é uma solteira convicta que só pensa em aproveitar a vida.

Ariane (Christine Fernandes) - Médica em início de carreira, trabalha no Hospital Santa Terezinha das Rosas. Casada com Marcelo, com quem tem um filho pequeno, Gabriel, atravessa uma grave crise no casamento.

Marcelo (Gustavo Trestine) - Casado com Ariane. Não aceita que a esposa trabalhe tantas horas por dia.

Gabriel (Caio Manhente) - Filho de Marcelo e Ariane. Fica triste com as constantes brigas dos pais.

Ellen (Daniele Suzuki) - Médica, trabalha com Ariane no hospital. Divide apartamento com Helena, uma de suas melhores amigas. Namora Ricardo.

Ricardo (Max Fercondini) - Médico, namora Ellen. Os dois trabalham no mesmo hospital mas vivem adiando uma conversa mais séria sobre o relacionamento.

Osmar (Marcelo Valle) - Produtor que organiza os desfiles, está há muito tempo no mundo da moda.

Dora (Giovanna Antonelli) - Sobrinha de Matilde, chega em Búzios para passar um temporada na casa da tia. Sempre sonhou em viver no Rio de Janeiro, mas uma gravidez precoce atrapalhou seus planos. É mãe de Rafaela.

Rafaela (Klara Castanho) - Filha de Dora e Lucas. Vive com a mãe e nunca conheceu o pai, já que ele sumiu antes do seu nascimento.

Lucas (Rogério Romera) - Ex-namorado de Dora e pai de Rafaela. Quando Dora engravidou, ele desapareceu.

Flavio (Leonardo Miggiorin) - Trabalha na sorveteria da cidade e é amigo da família de Helena, que conhece desde pequeno.

Bruno (Thiago Lacerda) - Vive a vida sem amarras, é um homem livre. Roda o mundo atrás de aventuras. Para sustentar suas viagens, vende fotos para revistas especializadas em Turismo e esportes. Seu único laço afetivo é com a mãe Silvia, que mora no Brasil.

Sílvia (Patrícia Naves) - Mãe de Bruno, conheceu Marcos quando era jovem e teve um caso com ele.

Felipe (Rodrigo Hilbert) - De espírito aventureiro como o amigo Bruno, roda o mundo atrás do perigo. Para se sustentar, trabalha como guia turístico na Jordânia e adjacências. Tem um passado misterioso.

Anna (Natasha Haydt) - Vive em Jerusalém e conhece Bruno quando ele está na cidade, com quem tem um rápido caso.