Futuro do tênis brasileiro está na mão de dois alagoanos

07/09/2009 06:18 - Outros Esportes
Por Redação
Image

Embora ainda seja desconhecido por muitos alagoanos, o tênis vem conquistando seu espaço em Alagoas e atraindo cada vez mais adeptos. A Federação alagoana de tênis (Fat) tem cerca de quatrocentos federados e já superou a média nacional.

As conquistas dos jovens tenistas Tiago Fernandes, 16, e José Pereira, 19 anos têm alavancado ainda mais o esporte no Estado.

Respectivamente números 1 e 3 do ranking nacional juvenil, José Pereira e Tiago Fernandes são os representantes brasileiros no Us Open e se encontram entre os cinqüenta principais tenistas do mundo na categoria.

Tanto José Pereira como Tiago Fernandes são apontados como as principais promessas do tênis brasileiro para os próximos anos e já começam a se arriscar nos torneios profissionais marcando os primeiros pontos no ranking da ATP.

José Pereira é natural de Santana do Ipanema e vive em Santa Catarina, este ano é o seu último como juvenil onde chegou a figurar como um dos dez primeiros do mundo, o tenista já é considerado uma realidade no tênis brasileiro e como prova disto vai participar da próxima Copa Davis como um dos tenistas reservas.

Já Tiago Fernandes de apenas 16 anos é descrito como uma pequena jóia do tênis nacional e é esperado dele uma trajetória semelhante a de grandes tenistas brasileiros como Gustavo Kuerten, Luiz Mattar e Tomas Koch.

Ele também é radicado em Santa Catarina e treina no Instituto Larri Passos, mesmo local onde treinava Gustavo Kuerten (o Guga), que divulgou o esporte e se tornou referência mundial. Tiago também já participou de campeonatos em Roland Garros e Wimbledon, além de ter jogado ao lado do tenista em duplas em Florianópolis, durante o torneio que marcou sua despedida no Brasil.

Tiago Fernandes também está entre os três juvenis que irão acompanhar a equipe brasileira que enfrentará o Equador na disputa pelos Play-offs do Grupo Mundial da Copa Davis, nos dias 18, 19 e 20 de setembro deste ano. O confronto poderá levar o Brasil novamente ao Grupo, depois de seis anos de ausência.

O potencial desses jovens fez com que alguns deles precisassem procurar outros locais para treinar, geralmente no sul do país, onde há uma melhor estrutura para o esporte. Na maioria das vezes, eles têm que se separar da família e chegam a treinar mais de duas horas por dia, além de precisarem conciliar a carreira com os estudos.

Luiz Henrique Fernandes, pai de Tiago contou que o tenista precisou ir morar no sul devido a seu nível e por isso está atualmente em um centro de treinamento mundial, destacando que essa é a vocação do filho. “Ele já está no tênis de competição, e passou a fazer viagens internacionais. Até os dez anos ele treinava no Jaraguá tênis clube e a partir daí, começou a competir a nível de Nordeste e depois em outras regiões e em países da América do Sul e Europa.”.

Ele explicou que no sul, o tenista tem um contrato baseado em um sistema de desempenho e que quando ele estava em Maceió costumava acompanha-lo durante os treinos, principalmente quando ele era mais jovem. “Esse sempre foi o sonho do Tiago e agora ele está mais experiente, só que o tênis é uma profissão difícil. Ele tem treinado duro e o futuro é imprevisível”.

O presiente da FAT, Wesley Miranda explicou que a realização de torneios no Estado está contribuindo para a visibilidade do esporte a nível local. “São quatro clubes e uma academia onde os futuros tenistas podem treinar. No ranking deste ano temos as categorias simples, duplas e infanto-juvenil. Nos torneios existem sete classes e um master e isso já é um grande passo”.

Ele destacou que o trabalho que vem sendo feito pela FAT está rendendo frutos e que por haver uma sede e uma estrutura ana cidade é possível preparar mais tenistas. “Um atleta como o Tiago sempre ajuda a mostrar que o esporte também está presente em Alagoas.Nossa perspectiva é disputar também a nível nacional, como o Circuito Rota do sol, em 2010”, contou

US Open 2009

Durante a produção desta matéria teve início a saga dos alagoanos em Us Open e o primeiro a entrar em quadra foi José Pereira, o resultado não poderia ter sido melhor, vitória sobre o americano Junior Ore, por 2x1 (2/6 6/4 e 6/1).

A próxima partida do alagoano promete ser ume pedreira já que ele enfrenta o coreano Yong-Kyu Lim, sexto pré-classificado.

Tiago Fernandes estréia hoje ante o norte-americano Dennis Novikov. Se sair com o resultado positivo, encara o vencedor da partida entre o peruano Duilio Beretta e Julien Obry, da França, cabeça-de-chave 12
 

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..