No próximo vestibular, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer três novas graduações: sistemas de informação e engenharia de materiais, no Recife, e bacharelado em educação física, em Vitória de Santo Antão. Para os feras que estão em dúvida se vale a pena escolher uma dessas carreiras, o JC traz hoje detalhes sobre os dois cursos da capital pernambucana. A boa notícia é que as oportunidades de emprego são promissoras tanto para bacharéis em sistemas de informação quanto para engenheiros de materiais. Vale lembrar que as inscrições para o vestibular da UFPE estão abertas até dia 24, somente pela internet. A primeira fase será o Enem (3 e 4 de outubro). A segunda etapa, dias 20 e 21 de dezembro.
Pernambuco tem um polo de tecnologia da informação consolidado que se destaca no Brasil e até fora do País. Portanto, quem escolhe profissões ligadas à área de informática possui grandes chances de conseguir bons empregos. Uma das tarefas do bacharel em sistemas de informação é, a partir de conhecimentos e ferramentas tecnológicas, resolver problemas organizacionais de empresas e órgãos públicos. Por isso, o curso oferece formação em computação e administração.
O diferencial da nova graduação da Universidade Federal de Pernambuco vai ser o horário das aulas, entre os turnos da tarde e da noite. “Como o viés do curso será muito prático, optamos por ministrá-lo das 17h às 20h30, permitindo que os alunos trabalhem durante o dia. Ao mesmo tempo, que eles cursem a graduação com qualidade, pois percebemos que os estudantes da noite chegam muito cansados”, explica Robson Fidalgo, um dos membros da equipe de coordenação do curso.
Atualmente, duas instituições públicas no Estado oferecem o bacharelado em sistemas de informação, implantados há menos de cinco anos: a Universidade de Pernambuco (UPE), na unidade de Caruaru, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), nos câmpus do Recife e de Serra Talhada.
No vestibular da UFPE, as disciplinas específicas que serão cobradas na segunda fase são química, física e biologia. Durante o curso, os alunos estudarão conteúdos de administração e contabilidade, além das matérias de informática.
“O bacharel em sistemas de informações é um profissional de exatas com um pouco de ciências sociais aplicadas”, observa o professor Hermano Perrelli, também da coordenação do curso. Todos os docentes da graduação são doutores. O curso terá estrutura de ponta e estará abrigado no Centro de Informática, que possui laboratórios modernos.
SERVIÇOS - Prestação de serviço nas áreas de e-commerce, banco de dados, sistemas integrados de gestão empresarial, internet e intranet são algumas das opções de atuação do profissional. Graduado em ciência da computação e mestre em banco de dados, Ellisson Siqueira, 26 anos, tem uma empresa que presta serviços em sistemas de informação.
“Em qualquer área, é importante a presença de um profissional de sistemas de informação que vai, a partir da análise de dados, ajudar na gestão. Para seguir a carreira, o jovem deve interagir com outras pessoas, ter uma boa capacidade de comunicação, estar aberto a novidades, gostar de trabalhar em equipe.”









