O astronauta americano de origem mexicana John "Danny" Olivas e o sueco Christer Fuglesang completaram neste sábado (5) a terceira e última caminhada da missão da nave Discovery na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Olivas e Fuglesang retornaram ao compartimento de descompressão por volta da 0h, após sete horas de trabalho durante as quais foi instalado um sistema para guardar os diferentes experimentos científicos realizados na ISS.

Os astronautas mudaram também um aparelho projetado para ajudar a estação a determinar a posição em relação à Terra; instalaram duas antenas GPS e uma coberta isolante; e ainda substituíram um cabo conexão apresentava problemas e um módulo de controle remoto.

Nas duas saídas anteriores, os astronautas instalaram na ISS um tanque de amoníaco, que "funciona com perfeição", segundo a Nasa (a agência espacial americana). O amoníaco serve para resfriar os sistemas de aviônica da ISS. O tanque anterior, vazio, que foi retirado da ISS na primeira saída, terça-feira (1º), será trazido de volta à Terra.

Olivas, Fuglesang e a astronauta Nicole Stott passaram no total mais de 19 horas fora da ISS durante as três caminhadas. Olivas, líder das expedições extraveiculares, participou das três.

Lançado do Centro Espacial Kennedy, no Estado americano da Flórida, no último dia 28 de agosto, o ônibus espacial se acoplou segunda-feira passada (31) à ISS. A Discovery deverá retornar à Terra na próxima quinta-feira (10).