Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (03) a cidade de Penedo começava a ter uma movimentação atípica que chamava a atenção de alguns desavisados para a correria e o tráfego maior de carros em ruas da periferia da cidade. Mais tarde as rádios começavam a divulgar o processo de votação que estava acontecendo para a escolha dos novos conselheiros tutelares, que teve início às 08h00min, na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, a maior do município.
Com vinte urnas eletrônicas instaladas para receber os votos dos eleitores da 13ª Zona Eleitoral, o processo seguiu até 17h00min, quando o fechamento dos portões foi anunciado e os últimos eleitores que estavam aguardando nas filas para votar, permaneceram dentro da unidade para somente após o último votante, começar o processo de apuração.
Do quadro atual de conselheiros tutelares apenas duas pessoas concorreram a reeleição, sendo uma delas a mais votada para seu segundo mandato. Monaliza Campos Moreira recebeu 652 votos e foi a primeira colocada para ocupar uma das cinco vagas do Conselho Tutelar de Penedo. Com 594 votos válidos ficou também eleito conselheiro tutelar, Humberto Oliveira de Andrade, que assume a missão de zelar pelos Direitos da Criança e do Adolescente pela segunda vez no município.
O terceiro candidato mais votado foi Luiz Dermeval Silva, que obteve 558 votos e assumirá como conselheiro pela primeira vez, apesar de já ter certa experiência, adquirida com a passagem de sua esposa, Luciene Caetano (Neide do Conselho) que por duas vezes foi conselheira tutelar, inclusive presidindo-o e o representando em diversos eventos estaduais e nacionais.
Com 362 votos ficou em quarto lugar Maria Raimunda da Conceição Gonçalves (Professora Raimunda), que merecidamente ocupará pela primeira vez a vaga de Conselheira Tutelar na cidade de Penedo, porém, tem um relevante serviço prestado às causas da Criança e do Adolescente no município. Na foto principal, professora Raimunda aparece com seu filho adotivo mais novo. Além dele a conselheira eleita também adotou outras quatro crianças que se encontravam em situação de risco. Professora Raimunda dirigiu por vários anos o Lar de Nazaré, instituição que atualmente mantém várias meninas que dispõem de acompanhamento psicológico para a superação de traumas vividos.
Para ocupar a quinta vaga do Conselho Tutelar, entrou por 342 votos, Maria Dulcicleide Silva Lisboa, que também disputou sua reeleição e deverá continuar zelando pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Dos sete candidatos, dois ficaram fora do processo, sendo, Ricardo Freitas Mota Júnior, que perdeu a vaga por uma diferença de cinco votos para a última colocada e, Roberdouglas Rocha dos Santos, que obteve 261 votos o que não lhe possibilitou a conquista da vaga para atuar como Conselheiro Tutelar em Penedo.