O Twitter já chegou ao conhecimento dos alagoanos e assim como no site de relacionamentos Orkut agrupa pessoas conhecidas, com a diferença delas poderem saber o que o dono da rede está fazendo, através de mensagens de texto, updates e flashs.


A ferramenta também tem sido adotada por empresas, servindo como mais uma porta de comunicação com o cliente, permitindo usar as tags para pesquisar sobre a marca/empresa e saber o que estão comentando sobre ela, além de já ser um canal de pesquisa de comportamento e de relevância de conteúdo.


No twitter os usuários também podem obter respostas rápidas, permitindo que eles coloquem mensagens extremamente curtas, que serão enviadas para todos seus amigos. As pessoas podem saber o que seus amigos estão fazendo, o que estão lendo e o que pretendem fazer.


Recentemente, foram descobertos falsos twitter dos senadores Fernando Collor, Renan Calheiros e do presidente do Senado Federal, José Sarney, despertando a atenção da polícia. O governador de Alagoas Teotônio Vilela também foi vítima do twitter falso.

Os eleitores já começaram a dar dicas para os candidatos às eleições do próximo ano. Quando o senador Aloízio Mercadante (PT-SP) postou uma mensagem anunciando que renunciaria à liderança do partido no Senado "em caráter irrevogável”, ele cometeu um erro básico de comportamento virtual, segundo usuários consultados pelo G1: não pensou se poderia mudar de idéia depois.


A apresentadora Xuxa também está enfrentando dificuldades para lidar com alguns de seus fãs no site. Em um post, publicado diretamente do set onde mãe e filha filmam Xuxa e o Mistério de Feiurinha, Sasha cometeu um erro ortográfico e virou motivo de piada. "Sou eu, Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir. Vou fazer uma sena (sic) com a cobra."


O deslize ortográfico provocou uma avalanche de piadas, comentários e críticas, muitas delas extremamente agressivas, o que provocou a ira da apresentadora: "Para quem não sabe, minha filha foi alfabetizada em inglês, vou pensar muito em colocar ela pra falar com vocês, ela não merece ouvir certas m..."


Twitter em Alagoas


Nas eleições de 2010 a internet será uma importante ferramenta na comunicação com os eleitores e os políticos alagoanos já apostam nisso. Entre eles está o twitter de Fernando Collor, James Collor e do governo Estadual.


O jornalista Francis Veiga já aderiu à ferramenta, embora ainda prefira o orkut. "Você escreve a mensagem e todos que te adicionaram ficam sabendo. Criei por curiosidade, pode virar moda. Muitos jornalista ja têm, porque o profissional tem que estar ligado nas novidades da área e tentar acompanhar".


Para ele, a principal diferença entre o twitter e o blog está está nas mensagens, que vão para todas as pessoas da rede e o tamanho, já que são 140 caracteres em cada uma, proporcionando interatividade.


O livro “As conseqüências da Modernidade", de Antony Giddens fala sobre a predominância das relações intermediadas por sistemas abstratos, fichas simbólicas e os sistemas peritos, nos quais os indivíduos se fecham em seus mundos e as relações se constroem de forma impessoal.


Como usar o Twitter

Basta se cadastrar, colocando um nome preferencialmente fácil na tela de usuário, para as pessoas lembrarem, pois caso elas queiram mandar uma resposta, irão precisar digitar seu nome.
Depois é só colocar uma mensagem que diz 1, o que você está fazendo, ou 2 Algo que você está vendo ou 3 Algo que você quer fazer ou até 4 Algo que você quer que os outros vejam.