O YouTube, maior site de compartilhamento de vídeos da Web, afirmou nesta quarta-feira que irá começar a dividir sua receita de publicidade com usuários que postarem os vídeos mais populares do site, que podem ir desde cães andando de skate a bebês dançando.
O site, que é controlado pelo gigante Google, disse que irá ampliar seu programa de sócios para que indivíduos possam ganhar dinheiro com os vídeos que forem considerados qualificados, com base no número de exibições e o quanto são compartilhados entre usuários.
Até agora, os usuários que produziam vídeos com regularidade podiam receber dinheiro do YouTube se fizessem uma solicitação formal para se associarem ao programa, que, segundo o YouTube, rendeu “milhares de dólares” para alguns usuários.
Sob o novo sistema, se um vídeo se tornar muito popular, o YouTube irá mandar uma mensagem de “habilitação de divisão de receita” para o usuário por e-mail.
Um link do site mostra como o usuário que posta vídeos pode requerer uma parceria: www.youtube.com/t/partnerships_benefits
O YouTube tem sido criticado por alguns investidores do Google, que reclamam do fato de que o site não conseguiu converter em capital seu enorme sucesso.
Os executivos do YouTube não quiseram informar o quão popular um vídeo deve ser para que seu dono receba o e-mail. O YouTube afirmou que irá vender anúncios na página do vídeo somente se o usuário concordar.
Em maio, o jornal New York Times já havia antecipado a informação, que foi confirmada nesta semana pelo site de vídeos. Agora, é caprichar na produção do vídeo.









