Gestores de 14 municípios do território da Mata Alagoana compareceram nesta quarta-feira, 26, ao Centro de Formação Cônego Pimentel para participar das discussões com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Estadual de Agricultura a respeito da Lei 11.947/2009 que trata do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na merenda escolar.
A Lei 11.947/2009 preconiza que o município deve comprar pelo menos 30% dos produtos agrícolas da merenda escolar aos produtores locais. O que para o prefeito de Viçosa Flaubert Filho vai impulsionar a agricultura familiar gerando emprego e renda para o município o que reflete diretamente na economia local.
A delegada federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas, Sandra Lira, destacou o momento como uma oportunidade de “aperfeiçoar o diálogo e garantir a cidadania de cada brasileiro e brasileiro que têm direitos e estes direitos devem chegar a todos. Estamos aqui para trabalhar e alcançar este objetivo”.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa, Marcos Domingos, evidenciou que os municípios estão empenhados em desenvolver o pequeno produtor rural. “Esta Lei vai fazer com que os pequenos produtores produzam tranquilamente porque tem mercado receptivo seguro”.
Outro ponto positivo da lei é o incentivo ao consumo de frutas e hortaliças nas escolas, o que para a nutricionista da alimentação escolar de Viçosa, Mônica Ribeiro, é “o sonho dos nutricionistas se tornando realidade. Vamos ter um melhoramento do valor nutricional da alimentação dos escolares”.
Dos 16 municípios que fazem parte do Território da Mata Alagoana apenas Murici e Pindoba não enviaram representantes. Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Ibateguara, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pilar, Quebrangulo, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares e Viçosa estavam representados.