III Mostra de Artes da Comunicação na Ufal

25/08/2009 04:04 - Eventos
Por Assessoria
Image

De 31 de agosto a 11 de setembro, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia a III Mostra de Artes da Comunicação. O evento abre espaço para exposição de trabalhos artísticos de estudantes, técnicos e professores do Curso de Comunicação Social (COS) do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) e propõe a discussão de assuntos relacionados ao fazer artístico e comunicacional, interligados a tecnologia.

Com o tema “Tecnologias de Comunicação e Experiência Estética”, a mostra propõe refletir os modos como os novos meios de comunicação criam diferentes possibilidades para a criação e a apreciação estéticas. Além disso, debates, painéis e palestras, a partir do dia 08 de setembro no auditório da Biblioteca Central da UFAL, vão discutir também como as tecnologias de comunicação podem ajudar na inclusão social, o que muda na cobertura jornalística da vida cultural, quais as leis que protegem o direito autoral em tempos de internet e as principais transformações que as formas artísticas tradicionais (literatura, música) sofreram com o advento do mundo digital.

O evento, que pretende se inserir de vez no calendário cultural da universidade, deve chamar a atenção da comunidade acadêmica para as novas tecnologias de comunicação e suas possibilidades artísticas e sociais. Os destaques desta edição são as presenças do mineiro Daniel Nunes e da professora da UFPE, Nina Velasco.

O músico mineiro vem a Maceió para apresentar detalhes do seu trabalho com plataformas multimídia. Daniel já foi contemplado pelo programa Oi Futuro e edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com as instalações “Tete a Tete” e “Reações Visuais”, respectivamente.

A professora Nina Velasco é doutora em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, durante a mostra, apresentará um panorama das realizações no campo da arte e tecnologia e perspectivas de criação estética e novas possibilidades de comunicação digital.

CICLO DE DEBATES

A programação dos debates será aberta na terça-feira, 08 de setembro, às 14h30, com fala do professor Ronaldo Bispo explicando o tema geral da mostra “Tecnologias de Comunicação e Experiência Estética”.

Em seguida – às 15h – o jornalista Guilherme Lamenha apresenta, junto com Larissa Lisboa e Alice Jardim, novos meios e formatos contemporâneos para cobertura cultural. À noite, a partir das 18h50, Glauber Xavier, representante do grupo Saudáveis Subversivos, Lis Paim e Nataska Conrado, do cineclube Tela Tudo, discutem maneiras de inclusão através da arte.

A quarta-feira, 09, inicia às 14h30 com a presença dos músicos Wado, Vitor Pirralho e Marcelo Marques. Os três relatarão suas experiências no cenário musical alagoano, dando ênfase a maneiras para difusão de seus trabalhos pelos meios digitais de comunicação. À noite o assunto é literatura. Os professores Marcus Vinicius, Susana Souto e o escritor Leo Cardoso discutirão a aplicação do gênero aos novos meios.

No penúltimo dia, a partir das 14h30, será exibido o filme “Good Copy, Bad Copy”, de Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke. O documentário é sobre direitos autorais em tempos de novas mídias. Após a sessão, haverá um debate sobre o tema com Sidney Rêgo, advogado especialista em propriedade intelectual. Às 18h50, Daniel Nunes apresenta seus trabalhos que envolvem arte, tecnologia e convergência de novas mídias.

Na sexta-feira, às 14h30, a professora Nina Velasco encerra o ciclo de debates com uma palestra sobre novas perspectivas na arte e tecnologias.

Todos os dias, no intervalo entre as palestras, serão apresentados trabalhos inscritos como criações audiovisuais, teatro, dança, música ou performances que envolvam mais de uma linguagem.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..