No seu segundo CD, Manto dos Sonhos, a cantora Renata Rosa traduz, em musicalidade, o resultado de sua pesquisa sobre o contexto poético-musical do Baixo São Francisco de Alagoas e a Zona da Mata Norte Pernambucana. A cantora, que também se destaca por ser uma das raras mulheres que toca rabeca no país, vem conquistando a crítica não só no Brasil, mas, também no mundo.
Paulista radicada em Pernambuco, Renata Rosa acaba de cumprir uma série de shows em Salvador/BA. Antes, a intérprete estava em turnê, com shows na Europa – França, Portugal, Holanda e Suíça – trabalhando o Manto dos Sonhos e o projeto Lo Cor de La Rosa, ao lado do grupo francês Lo Cor de La Plana.
O sucesso deste segundo trabalho não é representado apenas por sua vasta agenda. Com este show, Renata conquistou recentemente o prêmio de o prêmio de melhor cantora regional do Brasil, na 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Acompanhada pelos músicos: Pepê (voz, viola, bandola e 7 cordas), Hugo Linns (voz, baixo e 7 cordas), Lucas dos Prazeres (voz e percussão) e Ana Araújo (voz e percussão).
Renata Rosa se iniciou no maracatu de baque solto e no cavalo-marinho, tornando-se uma das raras mulheres a tocar rabeca no Brasil. E, neste segundo trabalho, ela resgata a forte presença da cultura árabe no sertão nordestino. A direção musical é da própria cantora e a produção musical de Antônio Pinto (autor e produtor das trilhas sonoras de Central do Brasil e Cidade de Deus) e Gustavo Lenza.
Perfil - Cantora e compositora, Renata Rosa, há anos, vive inserida no contexto poético musical ibérico-nordestino, entre os sinuosos cantos caboclos do catolicismo popular, do samba de coco, dos rojões de roça, das polifonias vocais indígenas e das brincadeiras de maracatu rural e do cavalo-marinho.
Desde 1998, vem desenvolvendo um trabalho com músicos do interior e da capital de Pernambuco, que deu origem, em 2002, ao seu primeiro CD solo intitulado Zunido da Mata e ao show homônimo.
Consagrada na Europa, Renata Rosa conquistou, em 2004, o prêmio ''Choc De L' A' Année'', de Melhor Disco de Música do Mundo pelo Le Monde – de La Musique (prêmio inédito na música brasileira). Atualmente, Renata Rosa esta em fase de preparação do seu terceiro CD, Polifonia Vocal Indígena do São Francisco, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2010.