Empresas envolvidas em corrupção, como fraude em licitações, pagamento de propina, lavagem de dinheiro ou maquiagem de serviços e produtos fornecidos ao governo poderão ser punidas com multas de 1% a 30% do faturamento bruto. A medida integra o projeto de lei que está sendo elaborado pela Controladoria Geral da União e pelo Ministério da Justiça e ainda será enviado ao Congresso.
Entre as novas punições previstas estão o impedimento de receber benefícios fiscais, fechamento temporário ou mesmo extinção, dependendo da gravidade do ilícito. Hoje, segundo a CGU, a principal sanção aplicável às pessoas jurídicas é a declaração de inidoneidade.
O ministro da CGU, Jorge Hage, disse que a legislação brasileira é incompleta em relação a medidas repressivas contra empresas envolvidas em corrupção. As penas mais fortes alcançam apenas as pessoas físicas dos dirigentes e empregados.
CGU: multas para empresas envolvidas em corrupção
23/08/2009, 01:02 - Brasil/Mundo
Por eduardocardeal
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando comentários..