Na semana passada, o Brasil assistiu a uma cena esperada na novela "Caminho das Índias": o momento em que o guarda Abel pega mulher Norminha no flagra, aos beijos com um desconhecido.
A reação do personagem de Anderson Muller, que interpreta Abrl, virou assunto nas ruas. Histórias como a de Abel não faltam. O "Fantástico" entrevistou pessoas que passaram pela situação de Abel.
"Ninguém merece passar por uma situação dessas”. “O coração não é terreno que se pise", disse a blogueira e jornalista Celmara Marjorie.
Celmara conta que quase perdeu a cabeça quando descobriu que vinha sendo enganada pelo homem que amava. "Falei para mim mesma: vou correndo lá, vou quebrar tudo, fazer uma loucura. Depois falei: não, não posso fazer isso, tenho que agir com inteligência."
A jornalista resolveu contar todas as mentiras e traições do ex em um blog, uma página pessoal na internet. "Eu estou feliz, as pessoas que eu estou conhecendo no blog, eu estou alertando outras mulheres pra esses tipos de homens."
E a melhor das vinganças: Celmara agora quer ganhar dinheiro às custas do traidor. "Estou negociando com uma editora pra transformar o blog em livro."
A funkeira Maysa não pensou duas vezes quando viu seu namorado com outra. "Eu queria que ele sentisse o mesmo ódio que eu tava sentindo. Então o que eu fiz, ali na hora, foi destruir o carro dele que ele gosta tanto", contou. "Pequei a sandália, comecei a bater nos vidros, quebrei o vidro todo, arranhei essa lateral toda do carro".
A secretária Iramara de Assis também passou pela situação. Pouco antes de se casar, ela descobriu que o noivo planejava morar na casa que os dois construíram juntos, com outra mulher. "Peguei uma marreta que eu tinha no carro, entrei na casa e comecei a quebrar tudo. Tudo que tinha no banheiro, louça, parede, tudo, toda a parte do banheiro eu consegui quebrar."
Em 2005, o adultério deixou de ser crime no Brasil. Mas, dependendo do estrago emocional, a vítima de traição pode processar quem a magoou.
"O traído pode entrar com uma ação por danos morais se ele conseguir comprovar que o descumprimento do dever do casamento, do dever de fidelidade, gerou pra ele um dano significativo, se gerar mais do que um mero desconforto, se gerar uma situação de desgaste, de tristeza", afirma Samantha Pellajo, advogada na área de família.
Nos Estados Unidos, uma vingança virou caso de polícia. Três mulheres traídas pelo mesmo homem, e a irmã de uma delas, resolveram se unir e armaram uma emboscada contra ele neste motel. Donéssa Davis acabou com aquela parte íntima grudada ao corpo com uma cola permanente. E as quatro agora podem pegar até seis anos de prisão.
Ficção
A atriz Dira Paes, que interpreta Norminha na novela "Caminho das Índias", disse não saber qual seria sua reação. "Talvez eu agisse igual ao Abel, eu não sei, é difícil você saber a sua reação num momento desses."
Sobre se o amor de Abel por Norminha sobrevive a esse trauma, Dira Paes respondeu. "A Norminha agora vai ter que se desdobrar pra reconquistá-lo, eu acho."
"Ele com certeza vai ficar com o pé atrás", opinou Anderson Muller, que interpreta Abel.

Televisão