Uma verdadeira guerra entre as duas emissoras que detém juntas 75% da audiência da TV aberta no Brasil assombrou os telespectadores brasileiros que assistiram ontem e hoje os telejornais da Rede Globo e da Rede Record.

Tudo teve início com as denúncias de que a Justiça paulista acatou denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo com base em investigação feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra o bispo Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, acusados dos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A Rede Globo usou 11minutos do Jornal Nacional de ontem em uma matéria sobre a denúncia onde citou várias vezes o nome da Rede Record acusando inclusive a emissora de ter sido adquirida com dinheiro obtido por doações de fiéis.

O ponto alto da reportagem foi à exibição de um vídeo onde o dono da Rede Record “ensinava” os pastores de sai igreja a pedir mais dinheiro dos fiéis.

Durante todo o dia de hoje os programas da Rede Record, e até o senador Marcelo Crivela durante a sessão no Senado, alardearam que a emissora daria o troco a Rede Globo e ele veio em uma matéria do Jornal da Rede Record de mais de seis minutos atacando frontalmente a Globo.

A emissora de Edir Macedo disse em sua reportagem que a Globo foi criada por meio de um empréstimo ilegal conseguido na época da ditadura e que a emissora carioca teria servido os interesses dos militares inclusive participando de uma fraude que quase tirou a eleição do então governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola.

A Record exibiu os direitos de resposta que a Globo foi obrigada a veicular na época e sobrou até para o atual senador alagoano Fernando Collor de Mello que segundo a reportagem teria sido beneficiado no debate presidencial de 1989 contra Lula após um pedido da direção da Globo.

 

A reportagem disse ainda que a Globo teria uma relação “estranha” com o Ministério Público e que teria exibido documentos que estariam sob segredo de justiça. Por fim a Recordo disse em sua reportagem que a matéria da TV globo teria atacado a Record em um ato de desespero por conta do crescimento da emissora controlada pela Igreja Universal

O SBT que hoje ostenta o terceiro lugar entre as emissoras também não deixou barato e fez sua matéria ontem com as denúncias contra o dono da TV Record