No início da tarde desta terça-feira (11), deu entrada, no hospital Joaquim Paulo Vieira Malta, em Mata Grande, cerca de 300 km da capital Maceió, uma paciente do sexo feminino com suspeita de Gripe A . A paciente apresentava todos os sintomas do vírus H1N1.
A paciente teria contraído a nova gripe quando estava no Estado de São Paulo, e resolveu viajar para o sertão de Alagoas temendo a doença.
Segundo a técnica de enfermagem Lucy, quando a paciente revelou que teria contraído a gripe no sul país, todos que estavam no hospital passaram a utilizar máscaras para evitar um possível contágio. A mulher contou que já está com os sintomas da nova gripe há cerca de uma semana.
A médica plantonista Sandra Jatobá encaminhou a paciente para o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, em Maceió, para realizar uma série de exames. O motorista da ambulância chegou a se recusar a transportar a paciente, temendo o contágio.
Com este novo caso suspeito de gripe A no Estado, já são 60 notificados, sendo 14 confirmados, 25 descartados e 20 aguardam o resultado dos exames, que estão sendo realizados pela Fiocruz. O novo protocolo do Ministério da Saúde evidencia que, são considerados casos de contaminação pelo vírus H1N1, as pessoas que apresentarem febre acima de 38 graus, tosse e dispnéia.
Atendimento
Em Maceió, cinco postos de saúde estão realizando o atendimento de casos suspeitos da gripe A: o Pam Bebedouro, Pam Dique Estrada, Pam Rolan Simon (Vergel), Pam Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) e Pam João Paulo II (Jacintinho), que estão funcionando das 8h às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
E àqueles que possuem convênio particular, devem se dirigir aos ambulatórios dos hospitais privados. Para orientar a população e esclarecer dúvidas, o Cievs disponibilizou um telefone gratuito (0800-2845415) e 3315-2059, além do 8882-9752 e do e-mail notifica@saude.al.gov.br

Municípios