A rodada deste domingo da Série D do Campeonato Brasileiro foi de muita comemoração em quatro das regiões brasileiras. No norte, o São Raimundo conquistou a vaga por antecipação à segunda fase, feito repetido pelo Alecrin-RN no nordeste, pelo Tupi-MG no sudeste e pela Chapecoense-SC, no sul.
Líder do Grupo 2,o São Raimundo-PA confirmou presença na segunda fase da Quarta Divisão nacional, mesmo empatando por 2 a 2 com o Tocantins. Assim, a equipe alcança os 10 pontos, sem poder ser alcançada pelo Moto Clube-MA, terceiro colocado. O time do Maranhão acabou derrotado pelo Cristal-AP por 1 a 0 e agora precisa vencer o líder na última rodada e contar com tropeço do segundo para avançar.
No Grupo 3, mesmo derrotado por 2 a 1 pelo Flamengo-PI, o Alecrim-RN confirmou a classificação à próxima vaga. Isso porque, na outra partida, o Ferroviário-CE venceu o Treze-PB. Assim, com 10 pontos, o time não pode mais ser alcançado pelo rubro-negro ou pelo time paraibano - ambos ainda podem ficar com a segunda vaga se vencerem na última rodada.
No Grupo 4, o Central aproveitou a derrota do Sergipe por 2 a 0 para o CSA-AL para assumir a liderança, batendo o Santa Cruz por 1 a 0. Na última rodada, o time precisa apenas de um empate contra o vice-líder sergipano para confirmar a classificação. Já o Santa, tradicional time pernambucano, precisa de combinação de resultados para não ser eliminado na primeira fase da Série D.
Já no Grupo 5, a liderança continua mas mãos do já classificado Macaé, que não passou de um empate por 1 a 1 com o Rio Branco-ES. Já o Fluminense-BA bateu o Atlético-BA fora de casa e agora é vice-líder - na última rodada, precisa de uma vitória sob o time carioca para confirmar sua permanência na briga pelo acesso.
Depois da vitória por 2 a 1 do lanterna Friburguense sobre o Madureira neste sábado, o Tupi-MG entrou em campo com a classificação garantida no Grupo 6. Restava ao Paulista vencer o duelo para definir a situação com uma rodada de antecedência. No entanto, o time empatou por 0 a 0 e, assim, adiou a definição - pega o time de Nova Friburgo na última rodada, mas ainda pode ser alcançado pelo Madureira.
Pelo Grupo 8, o Crac-GO manteve suas chances de classificação com excepcional atuação de Danilo Santos - o jogador marcou os quatro gols da goleada por 4 a 1 sobre o Anapolina-GO. Na última rodada, terá de torcer por tropeço do rival goiano, além de vencer o Brasília para se garantir junto com o líder Araguaia-MT.
Mesmo derrotado, a Chapecoense garantiu vaga por antecipação no Grupo 9. O time perdeu para o Londrina por 2 a 1 fora de casa, mas acabou beneficiado pelo empate entre Ypiranga-RS e Naviraíense-MS, por 3 a 3. Desta forma, a equipe não pode mais ser alcançada em seus 10 pontos, enquanto o Londrina e o time gaúcho ficam na briga pela segunda posição.
Por fim, o São José confirmou a liderança do Grupo 10 ao bater o lanterna Pelotas-RS por 1 a 0. Na outra partida, Brusque-SC e Corinthians-PR adiaram a definição da outra vaga ao empatar por 1 a 1 - na última rodada, os catarinenses enfrentam o líder, enquanto os paranaenses tentam avançar contra os gaúchos.
Confira a rodada completa deste domingo na Série D
Grupo 2
18h30 São Raimundo/PA 1 x 0 Tocantins/TO
18h Cristal/AP 2 x 2 Moto Club/MA
Grupo 3
16h Flamengo/PI 2 x 1 Alecrim/RN
16h Ferroviário/CE 2 x 0 Treze/PB
Grupo 4
15h CSA/AL 2 x 0 Sergipe/SE
16h Central/PE 1 x 0 Santa Cruz/PE
Grupo 5
15h Macaé/RJ 1 x 1 Rio Branco/ES
16h Atlético/BA 1 x 2 Fluminense/BA
Grupo 6
16h Paulista/SP 0 x 0 Tupi/MG
Grupo 8
16h Anapolina/GO 1 x 4 CRAC/GO
Grupo 9
14h Londrina/PR 2 x 1 Chapecoense/SC
15h Ypiranga/RS 3 x 3 Naviraiense/PR
Grupo 10
15h Brusque/SC 1 x 1 Corinthians/PR
16h Pelotas/RS 0 x 1 São José/RS

Esporte