Belo Horizonte, MG, 2 (AFI) – Com um gol de Renan Oliveira, aos 41 minutos do segundo tempo, o Atlético Mineiro se reabilitou de duas derrotas seguidas, para Avaí e Flamengo, e venceu o Coritiba, por 3 a 2, neste domingo à noite, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado foi justo, mesmo porque o Galo abriu 2 a 0 e poderia ter marcado muitos gols no segundo tempo não fosse a grande atuação do goleiro Edson Bastos. Mas sofreu o empate na parte final do jogo e quase perdeu dois pontos preciosos.
O Galo, que chegou a 31 pontos, a três do líder Palmeiras, terá um descanso de 10 dias para trabalhar com tranquilidade, já que os confrontos diante de Internacional e Palmeiras foram adiados. O Coritiba, com 16 pontos, está em 16.º lugar.

Começo de pressão
Precisando mostrar ação e força, o Galo começou melhor, pressionando o adversário. Até levou dois sustos no início, mas depois abriu 2 a 0, com certa facilidade.

Aos 14 minutos, o Galo abriu o placar. Evandro cobrou falta pela direita, Jonílson cabeceou para as redes. Não tem tempo nem para comemorar direito. No minuto seguinte, o alvinegro ampliou com Diego Tardelli, desviando com categoria cruzamento de Thiago Feltri. A impressão era que o Coritiba levaria uma goleada, pois o time visitante se perdeu por completo em campo.

Sofrimento e alívio
Mas o Coritiba conseguiu diminuir aos 20 minutos, depois de uma sequência de escanteios de Marcelinho Paraíba. Ele levantou a bola e Demerson cabeceou no canto direito de Aranha.

O gol mudou a postura das equipes. Deu mais coragem aos visitantes, enquanto o Atlético se assustou. O jogo mudou de figura e os paranaenses poderiam até ter empatado, se Aranha não fizesse intervenção salvadora em chute de Marcos Aurélio.

Mudança e mais pressão
No segundo tempo, o técnico Celso Roth mexeu logo na volta do intervalo. Evandro, cuja entrada como titular não surtiu efeito, deu lugar ao experiente Júnior.

O Atlético começou em cima e passou a distribuir melhor as jogadas. E só não chegou a uma goleada, graças à grande atuação do goleiro Edson Bastos, que praticou grandes defesas.

Mas o Coritiba equilibrou o jogo, chegando mais vezes ao ataque e incomodando a defesa alvinegra. Aos 36 minutos, Leozinho recebeu pela esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Aranha. Estava decretado o empate. Só que ainda tinha mais emoção no Mineirão. Aos 41 minutos, Wellington Saci fez grande jogada e cruzou para Renan Oliveira, que entrara no lugar de Éder Luís. Ele dominou e emendou para as redes de Edson Bastos, enlouquecendo a torcida.

Próximos Jogos
O Atlético só volta a campo no próximo dia 12, diante do próprio Palmeiras, no Mineirão. O Coritiba ficou perto da zona de rebaixamento, com 16 pontos, um a mais que o Atlético-PR, o primeiro na lista da degola. O Coxa enfrentará o Santos, quarta-feira que vem, em casa, precisando da reabilitação.

Ficha Técnica

Atlético-MG 3 x 2 Coritiba

Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 26.179 pagantes
Renda: R$ 352.209,00
Árbitro: Felipe Gomes da Silva -RJ
Cartões amarelos:
Gols: Jonílson, 14’/1T, Diego Tardelli, 16’/1T e Renan Oliveira, aos 41’/2T (Atlético_. Demerson, aos 20’/1T e Leozinho, aos 36’/2T (Coritiba).

Atlético-MG
Aranha; Carlos Alberto, Werley, Welton Felipe e Thiago Feltri (Wellington Saci); Renan, Jonílson, Serginho e Evandro (Júnior); Éder Luís (Renan Oliveira) e Diego Tardelli.
Técnico: Celso Roth.

Coritiba
Edson Bastos; Márcio Gabriel, Demerson, Jeci e Carlinhos Paraíba (Pedro Ken); Jaílton, Dirceu (Guaru), Leandro Donizete e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Bruno (Leozinho).
Técnicos: Renê Simões.