TRE-RJ mantém rejeição de contas da ex-vereadora Carminha Jerominho

31/07/2009 03:58 - Política
Por eduardocardeal
O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro manteve nesta quinta-feira a rejeição das contas da ex-vereadora carioca Carmen Glória Guinâncio Guimarães (PT do B), a Carminha Jerominho. A reportagem não localizou a ex-vereadora para comentar a decisão.

Por unanimidade, o tribunal rejeitou o recurso apresentado por Carminha para reverter a decisão que desaprovou suas contas da campanha eleitoral de 2008.

No dia 24 de junho, o juiz da 228ª Zona Eleitoral Eduardo Perez Oberg cassou o diploma de Carminha por arrecadação e gastos e ilícitos de recursos para fins eleitorais.

A ex-vereadora, porém, não perdeu o mandato pela desaprovação das contas de campanha, mas por uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral com base na lei que pune a captação ou gastos ilícitos de recursos para campanha eleitoral.

Segundo a decisão, Carminha teve as contas rejeitadas porque arrecadou R$ 72 mil antes de ter aberto a conta bancária específica para a movimentação do dinheiro da campanha. O relator do processo, juiz Luiz de Mello Serra, ressaltou que esta quantia representa 78% do total de R$ 93 mil, declarado à Justiça Eleitoral, em 2008.

Carminha é filha do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB) e sobrinha do ex-deputado estadual Natalino Guimarães (sem partido). Os três foram indiciados pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro por suposto envolvimento com milícias que atuam no Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..