Nesse fim de semana, quatro tradicionais clubes do Nordeste jogarão sua sorte na primeira fase da Série D 2009. Nesse sábado, em Maceió, CSA e Sergipe se enfrentam, e no domingo, em Caruaru, será a vez de Central e Santa Cruz.

Jogando fora de casa e com a obrigação de vencer, o Santa paga o preço por não ter seguido à risca o simples cálculo de ganhar em casa e pontuar fora. Assim, chega às últimas rodadas de olho nas combinações de resultados para saber quais são aquelas que podem lhe servir e quais lhe podem ser fatais.

Os cenários possíveis são muitos. Dos mais otimistas, passando pelos mais realistas e chegando aos mais pessimistas. Vejamos quais as chances do Santa em caso de:

VITÓRIA

Se o Santa vencer o Central garantirá, no mínimo, a segunda posição no grupo, pois chegará aos sete pontos e ultrapassará a Patativa, que ficará com seis. Assim, na última rodada, o Tricolor precisará apenas vencer o CSA, no Arruda, para garantir a classificação.

A vitória será tão benéfica para os tricolores, que, dependendo do resultado de CSA e Sergipe, há possibilidades de o Santa se classificar empatando ou até mesmo perdendo na última rodada.

Para se classificar com um empate seria necessário que o CSA vencesse o Sergipe, chegando aos seis pontos e deixando os sergipanos com sete, mas atrás do Santa no saldo de gols. Assim, empatando na última rodada, o Tricolor iria a oito pontos, deixando os alagoanos com sete. Como no confronto entre Sergipe e Central apenas um poderia ultrapassar o Santa, uma das duas vagas ficaria no Arruda.

Já a classificação com uma derrota na última rodada, apesar de possível, é mais complicada. O Santa precisaria vencer o Central e torcer para que o CSA não derrotasse o Sergipe. Nessa situação, o CSA estaria eliminado, deixando a briga entre Sergipe, com oito pontos, Santa, com sete, e Central, com seis.

Na última rodada, mesmo perdendo para o CSA, o Santa só seria eliminado se o Central ganhasse do Sergipe em Aracaju. Pois, se empatassem, os alvinegros igualariam os sete pontos do Santa, mas só teriam uma vitória, contra duas do Tricolor, que assim garantiria a vaga.

EMPATE

O empate não é o resultado que os tricolores esperam no domingo, mas, ainda assim, não será um tiro de misericórdia nas pretensões de voltar à Série C. Há ainda a possibilidade de classificação na última rodada, mas o time seria obrigado a ganhar do CSA e dependeria do resultado de Sergipe x Central.

O fiel da balança seria o resultado do jogo de amanhã, entre CSA e Sergipe. Se o CSA vencer ou se houver empate, o Santa, mesmo empatando com o Central, só precisará derrotar os alagoanos na última rodada. Uma vitória sergipana obrigará o Tricolor a ganhar do Azulão e torcer contra o Central em Aracaju.

Eis a razão: com um empate em Caruaru, o Santa vai a cinco pontos e o Central a sete. No outro jogo, se der CSA, os alagoanos vão a seis e deixam o Sergipe com sete. Assim, vencendo na última rodada, o Santa iria a oito pontos. Já o vencedor de Sergipe e Central iria a dez, deixando o perdedor com sete, ou seja, atrás do Santa. Se houvesse empate, ficariam todos com oito pontos, porém o Tricolor levaria vantagem sobre o Central por ter uma vitória a mais.

Se houver empate em Maceió, o Sergipe irá a oito pontos.  Na última rodada, se vencerem o Central, chegarão a 11, deixando os centralinos com sete. Se empatarem, os sergipanos irão a nove e deixarão o Central com oito, igualado com o Santa, mas em desvantagem no critério de desempate. Já se perder, o Sergipe permanecerá com oito, mas terá um saldo inferior ao coral, classificando assim o Santa.

A única forma de o Mais Querido não depender apenas de si na última rodada é se o Sergipe ganhar do CSA. Vencendo, os sergipanos chegarão aos dez pontos e garantirão sua vaga. Assim, se o Central vencer em Aracaju, ficarão ambos com dez pontos e, mesmo que o Santa vença o CSA, não conseguirá alcançá-los.

DERROTA

A derrota sim, joga uma pá de cal na classificação do Santa. Ainda haveria chances matemáticas, mas elas seriam ínfimas. Perdendo, o Tricolor permaneceria com quatro pontos e deixaria o Central ir a nove, não podendo mais ser alcançado. Para se manter vivo, o Santa teria que torcer para o CSA vencer o Sergipe.

Com a vitória, o Azuão iria para seis pontos e deixaria o Sergipe com sete. Assim, na última rodada, o Santa teria que ganhar do CSA (indo a sete pontos) e torcer para o Central derrotar o Sergipe. Dessa forma, ficariam tricolores e rubros com sete pontos e a classificação seria definida no saldo de gols.

Mas, se o Sergipe pontuar em Maceió, o Santa já estaria fora, pois os rubros chegariam, no mínimo, a oito pontos, não podendo mais ser alcançados pelos tricolores na rodada final.