O Botafogo teve tudo para vencer mais uma partida e entrar na zona de classificação da Sul-Americana, mas o gol de Marcos Aurélio, aos 44 minutos do segundo tempo, decretou o empate por 2 a 2, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Victor Simões, ainda no primeiro tempo, abriu o placar para o Botafogo, enquanto Bruno Batata empatou o confronto, no começo do segundo tempo. Renato pôs novamente o Fogão na frente, mas Marcos Aurélio empatou minutos depois.
O empate, apesar das circunstâncias, não foi tão ruim assim para o time de Ney Franco. O Botafogo alcançou sua sexta partida invicta e deixou definitivamente a zona de rebaixamento. Agora, os cariocas estão na zona do limbo, em 15º lugar, com 16 pontos.
Já o Coritiba aumentou sua série sem vencer no Brasileirão, que agora já atinge quatro rodadas. A pressão em cima de René Simões ficará ainda mais forte. Os paranaenses têm o mesmo número de pontos do Botafogo, só que, graças a uma vitória a mais (quatro contra três), é o 14º colocado.
Supremacia carioca
O Botafogo mandou em todo o primeiro tempo. Com um esquema tático em que predomina a liberdade aos jogadores do meio-campo, a equipe de Ney Franco tirou o fôlego do torcedor coxa-branca, que viu seu time sentir, e muito, a ausência de Marcelinho Paraíba e do argentino Ariel, os mais lúcidos do ataque.
O domínio dos cariocas foi tanto que, das oito chances criadas no primeiro tempo, seis foram do Botafogo. A pressão começou aos dois minutos. André Lima limpou a marcação e chutou rasteiro, para boa defesa de Vanderlei. Aos quatro, novamente André Lima criou boa jogada. Batista dominou e chutou na rede pelo lado de fora.
A resposta paranaense surgiu aos cinco minutos, com chutaço de Rodrigo Heffner, que chutou forte e rasteiro, para boa defesa de Castillo. O Botafogo retomou o controle da partida e, aos 20 minutos, quase viu Victor Simões marcar um golaço, em chute da entrada da área, pelo lado esquerdo do ataque.
O gol alvinegro aconteceu somente aos 34 minutos. Após bola rebatida dentro da área, Victor Simões encontrou espaço para cabecear entre Vanderlei e a trave esquerda. A falha do goleiro propiciou ao Botafogo a abertura do placar e a tranqüilidade para controlar a partida. Carlinhos Paraíba tentou assustar o Fogão aos 37, em chute da entrada da área. A bola foi no canto direito, mas apenas assustou Castillo.
A última chance do primeiro foi do... Botafogo! Aos 40 minutos, Lúcio Flávio finalizou no canto esquerdo, mas parou na boa defesa de Vanderlei.
Reação e empate justo
A situação exposta no primeiro tempo alertou o Coritiba, que voltou com outra disposição para a etapa final. Com duas alterações (Márcio Gabriel e Rodrigo Crasso nos lugares de Rodrigo Heffner e Douglas Silva), o time cresceu de produção.
Aos quatro minutos, porém, quem chegou com perigo foi o Botafogo. Lúcio Flávio fez bela jogada pela direita e cruzou na medida para Victor Simões, que ajeitou para Batista. O volante chutou rasteiro, mas a defesa paranaense tirou em cima da linha, evitando o segundo gol.
A partir dos dez minutos, quando Bruno Batata perdeu boa chance frente a frente com Castillo, o Coritiba cresceu e empatou a partida aos 12 minutos. Marcos Aurélio lançou Batata, que invadiu a área e chutou no canto direito, alto, sem chance para o goleiro botafoguense.
Com o empate, o Coritiba partiu com tudo para o ataque, em busca da virada que faria o Couto Pereira explodir. Mas os espaços concedidos foram vitais para o gol do Botafogo. Aos 38 minutos, Renato recebeu cruzamento da esquerda e, livre dentro da área, apenas tocou de cabeça, no canto esquerdo.
Para quem pensou que a partida estava resolvida, nada disso. O Coritiba mostrou mais uma vez seu poder de reação e, aos 44 minutos, igualou o marcador. Carlinhos Paraíba cruzou pela direita. Bruno Batata tentou o domínio, mas deixou a bola escapar. Sorte de Marcos Aurélio, que recebeu na entrada da área e soltou o pé direito, explodindo a rede de Castillo.
Próximos Jogos
As equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no final de semana. No sábado, o Botafogo recebe a surpresa Barueri, no Engenhão, a partir das 18h30, no Rio de Janeiro. Já no domingo, o Coritiba visita o Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte, também às 18h30.
Ficha técnica
Coritiba 2 x 2 Botafogo
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba - PR
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden-RS (Fifa)
Público: 11.789 torcedores (9.689 pagantes)
Renda: R$ 128.440,00
Cartões Amarelos: Jeci, Carlinhos Paraíba, Jaílton e Marcos Aurélio (Coritiba); Juninho, Eduardo e Batista (Botafogo)
Gols: Bruno Batata aos 12’/2T e Marcos Aurélio aos 44’/2T (Coritiba); Victor Simões aos 37’/1T e Renato aos 38’/2T (Botafogo)
Coritiba
Vanderlei; Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Jeci, Demerson e Douglas Silva (Rodrigo Crasso); Jailton, Carlinhos Paraíba, Renatinho (Leozinho) e Pedro Ken; Marcus Aurélio e Bruno Batata
Técnico: Renê Simões.
Botafogo
Castillo; Wellington, Juninho e Leandro Guerreiro (Fahel); Alessandro, Batista, Renato, Lúcio Flávio e Eduardo; Victor Simões e André Lima (Reinaldo).
Técnico: Ney Franco.

Esporte