A Defesa Civil fez na manhã desta terça-feira (21) uma vistoria no prédio que pegou fogo em Santa Cecília, na região central de São Paulo. O fogo destruiu dois apartamentos do edifício e dois moradores acabaram morrendo - um homem que caiu do 7º andar e uma mulher que sofreu uma parada cardíaca.
Técnicos da Defesa Civil e representantes da seguradora chegaram ao prédio por volta das 10h. Duas horas depois, eles aguardavam a chegada de um engenheiro elétrico que deverá fazer um laudo descrevendo se houve danos às instalações após o incêndio. Nos apartamentos abaixo do 6º andar, onde começou o fogo, não há problemas estruturais.
O prédio tem 70 apartamentos que pertencem ao mesmo proprietário. O edifício segue interditado, segundo a prefeitura. O dono terá que contratar uma empresa para fazer os reparos necessários no edifício. Ainda segundo o governo municipal, os equipamentos contra incêndio – que foram usados no combate ao fogo - e as vistorias no prédio estavam em dia.
Solidariedade
Os moradores passaram a manhã em frente ao prédio. Na portaria, a Guarda Civil Metropolitana. Na calçada, muitas lembranças do susto desta segunda-feira (20). E, no meio de tantas dúvidas, sobrou espaço para solidariedade, com café da manhã improvisado pelos vizinhos.
O incêndio começou num apartamento do 6º andar e logo atingiu também o andar de cima, de onde uma das vítimas acabou caindo. Era o enfermeiro Paulo Jaílson Melo, que morreu na queda. “Ele sentou na janela e tentou respirar. Até uma hora que ele desmaiou, ele não se jogou”, afirma o vendedor Fábio de Souza.
Moradores que conseguiram chegar à cobertura do prédio foram resgatados pelos bombeiros. Uma mulher de 43 anos teve uma parada cardíaca, quando já estava na calçada. A equipe de resgate tentou reanimá-la. Fez massagem cardíaca e a levou de helicóptero para a Santa Casa - mas a mulher também não resistiu.
Uma das vítimas foi também herói. No meio do fogo e da fumaça, o operador de áudio Jean Lorusso conseguiu ajudar uma das moradoras do prédio. “Quando o pessoal da rua começou a apontar uma senhora, eu dei o braço e consegui puxar ela para cima. Graças a Deus eu estou vivo e consegui ajudar alguém”, afirmou. Depois do susto, ele recebeu o abraço emocionado da esposa.
Seis pessoas tiveram intoxicação por causa da fumaça. Depois que o fogo foi controlado, os moradores puderam pegar apenas pertences pessoais - e tiveram que passar a noite na casa de amigos e parentes.