O volante Cristian, do Corinthians, deverá pagar R$ 15 mil de multa ou prestar 56 horas de serviço comunitário por ter feito gestos obscenos em direção à torcida do São Paulo no clássico do último dia 12 de abril, informa a colunista Mônica Bergamo na edição de hoje da Folha.
Segundo a coluna, o Ministério Público irá propor essas penas ao jogador para não denunciá-lo pelo caso. A audiência deve acontecer em agosto ou setembro.
Cristian fez o gesto após ter marcado nos acréscimos do segundo tempo o gol da vitória do Corinthians contra o São Paulo por 2 a 1 na partida válida pela primeira semifinal do Campeonato Paulista, no Pacaembu. O time do Parque São Jorge eliminou a equipe do Morumbi no jogo de volta, no Morumbi, e conquistou o título paulista após bater o Santos na decisão.
Na época, o volante se desculpou pela atitude gesto e disse que fez o gesto "sem pensar". Ele foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva --assumir atitude contrária à disciplina e à moral desportiva contra adversário ou expectador-- pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo, mas teve seu inquérito anulado.
Dias depois do ocorrido no estádio do Pacaembu, o delegado Antônio Carlos Barbosa, do 23.º DP, resolveu investigar o caso. O caso foi incluso no artigo 40 da Lei de Contravenções Penais, que prevê prisão de 15 dias a seis meses.