Com cinco clássicos, a 12.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série a, o nosso Brasileirão, começou com poucos gols e jogos equilibrados. O primeiro gol saiu somente aos 22 minutos, no Mineirão, com Jorge Henrique abrindo o placar para o Corinthians sobre o Cruzeiro, no Mineirão.
Na briga contra o líder Palmeiras, o Atlético Mineiro jogou se defendendo e segurou o Vitória no empate sem gols. Assim, o Galo se igualou em pontos ao Palmeiras, com 25 pontos, mas leva vantagem no saldo de gols: 13 a 10. O Vitória se manteve em quarto lugar, com 21 pontos.
Timão vence uma fora
No Mineirão, o abatido Cruzeiro não segurou o Corinthians, que ainda jogou desde o primeiro tempo com um jogador a mais. O Timão saiu na frente com Jorge Henrique e depois Ronaldo bateu mal um pênalti, defendido por Fábio. No segundo tempo, porém, Ronaldo marcou seu gol. Kleber, de pênalti, diminuiu e fechou o placar em 2 a 1.
Este foi o primeiro gol de Ronaldo fora do Estado de São Paulo. E também a primeira vitória corintiana fora de casa neste Brasileirão. O Timão continua subindo, já tendo 20 pontos, o dobro da raposa, com 10.
São Paulo vence uma!
No Morumbi, no Clássico Sansão em baixa por conta das campanhas dos dois times, equilíbrio no primeiro tempo. Washington abriu o placar para o São Paulo, mas Roni, nos acréscimos empatou para o Santos. No segundo tempo, Washington, tentando fazer as pazes com a torcida, marcou o gol da vitória.
O tricolor ficou com 14 pontos, igual ao alvinegro praiano, em posições intermediária. Esta foi a primeira vitória do técnico Ricardo Gomes, substituto de Muricy Ramalho.
Grêmio bate Inter
No Grenal, no Estádio Olímpico, melhor para o time da casa que parece estar mais interior depois da eliminação nas semifinais da Copa Libertadores da América. Nilmar abriu o placar para o Colorado, mas Souza, de falta, empatou.
No segundo tempo, o argentino Máxi Lopes usou a cabeça para garantir a virada e vitória tricolor, agora com 18 pontos, mais perto do G4. O Inter ficou mesmo na terceira posição, com 23 pontos, atrás de Palmeiras e Atlético-MG.
Zero para os paranaenses
Na luta contra o rebaixamento, o clássico Atletiba, na Arena da Baixada, terminou com um justo zero a zero. Os times priorizaram a marcação e não criaram grandes chances de gol.
O resultado deixou os dois times em posições intermediária. O Coxa, com 14 pontos, e o Atlético, com 12 pontos, por enquanto fora da zona do rebaixamento.
Show do Barueri
Na Arena da Baixada, o barueri tirou proveito da fragilidade do Náutico, que ainda teve um jogador expulso no primeiro tempo, para goelar por 4 a 0. A noite foi toda de Val Baiano, que marcou quatro gols, dois deles de pênalti. Agora ele tem oito gols em seis jogos, dividindo a artilharia com Felipe, do Goiás, e Roger, do Vitória.
O Barueri continua em quinto lugar, com 21 pontos, enquanto o Náutico segura a lanterna, com apenas nove pontos e há nove jogos sem vencer.
Equilíbrio no Maracanã
No último clássico do domingo, muito equilibrio e um empate justo entre Flamengo e Botafogo, por 2 a 2, na festa domingueira do Maracanã.
O Mengo faz campanha regular, com 16 pontos, em décimo lugar, enquanto o Botafogo ainda está na zona do rebaixamento, mas agora com 11 pontos, em 17.º lugar. A sua vantagem em relação aos outros concorrentes é que ele tem um jogo a menos a fazer contra o Cruzeiro.
Avaí: outro feito
Bem dirigido por Silas Pereira, o Avaí conseguiu a segunda vitória consecutiva fora de casa. Bateu o Sport, por 3 a 1, na Ilha do Retiro, chegando aos 13 pontos, em 14.º lugar, pela primeira vez fora da zona do rebaixamento. Um feito! O Sport, com 11 pontos, está em 16.º lugar, bem perto da zona de perigo.
Confira os resultados da 12.ª rodada:
Sábado
Palmeiras 1 x 0 Santo André
Fluminense 1 x 4 Goiás
Domingo
Cruzeiro 1 x 2 Corinthians
São Paulo 2 x 1 Santos
Grêmio 2 x 1 Internacional
Vitória 0 x 0 Atlético-MG
Atlético-PR 0 x 0 Coritiba
Sport 1 x 3 Avaí
Barueri 4 x 0 Náutico
Flamengo 2 x 2 Botafogo

Esporte