Com gols de Davi e Alex Afonso, o Paraná impôs a primeira derrota ao líder isolado, o Guarani, no Campeonato Brasileiro da Série B. Neste sábado, em pleno Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o clube paranaense venceu por 2 a 1, no encerramento da 12.ª rodada.

Com a derrota, o Guarani não superou a marca de 11 jogos invictos do Corinthians em 2008. Ambos ficaram iguais. Mas pelo menos, o time de Campinas segue na liderança isolada, com 27 pontos, quatro a mais que o Atlético Goianiense. Já o Paraná subiu para 14 pontos, fora da zona de rebaixamento.

Mesmo jogando em casa, o Guarani esteve irreconhecível no primeiro tempo. Tanto é verdade que, logo aos 8 minutos, Davi aproveitou a bobeada da defesa para encobrir o goleiro Douglas com uma cabeçada e abrir o placar. Aos 28, o time visitante quase ampliou com Gabriel, que acertou a trave.

Mas foi o Guarani que empatou aos 45 minutos. Após escanteio batido pela direita, o zagueiro Márcio Alemão subiu mais que a defesa e marcou de cabeça, mandando a bola no ângulo.

Na segunda etapa, o Guarani voltou melhor, mas foi o Paraná que marcou. Aos 21 minutos, Fabinho cruzou rasteiro e Alex Afonso se antecipou à defesa para marcar e impor a primeira derrota ao Guarani na atual temporada.

Pela 13.ª rodada, o Guarani - sem Glauber, Bruno Aguiar e Maranhão, suspensos - vai a Natal encarar o ABC, na próxima sexta-feira, às 21 horas. O Paraná recebe o São Caetano, no dia seguinte, também às 21 horas.

GUARANI 1 x 2 PARANÁ
Guarani
- Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Andrezinho; Cléber Goiano (Fabinho), Gláuber, Walter Minhoca e Adriano Gabiru (Nei Paraíba); Caíque e Ricardo Xavier (Dairo). Técnico: Osvaldo Alvarez (Vadão).

Paraná - Ney; Gabriel, Freire e Élton; Murilo, Adoniran, João Paulo, Davi (Malaquias) e Fabinho; Wando (Bebeto) e Alex Afonso (Luiz Henrique). Técnico: Sérgio Soares.

Gols - Davi, aos 8, e Márcio Alemão, aos 45 minutos do primeiro tempo; Alex Afonso, aos 21 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Glauber, Bruno Aguiar e Maranhão (Guarani); Freire, Adoniran, Ney, Bebeto e Luiz Henrique (Paraná).
Árbitro - Felipe Gomes da Silva (RJ).
Renda - R$ 98.037,00.
Público - 7.577 pagantes.
Local - Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).