A Secretaria de Estado Adjunta do Esporte (SEE) apoia neste sábado e domingo (18 e 19), respectivamente, o III Curso de Arbitragem em Jiu-Jitsu 2009, que será ministrado pelo diretor-técnico de Arbitragem da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), mestre Álvaro Mansor Guarçoni.

O evento é considerado como o mais importante da modalidade e será realizado pela Federação de Jiu-Jitsu Esportivo/Tradicional de Alagoas, na sede da Federação Alagoana de Jiu-Jitsu, na Avenida Jatiúca, 1742, sala 402.

A abertura será às 9 horas, com uma parada para almoço às 12 horas. O evento prossegue das 14 às 18. Segundo os organizadores, esta primeira parte é a mais importante do curso, pois serão colocadas todas as regras atuais do Jiu-Jitsu e discutidas para que os participantes possam atuar como árbitros nacionais ou internacionais, sendo contratados diretamente pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

Nesse caso, a premiação pode até chegar um salário mínimo por dia em um Campeonato Internacional.
Segundo o secretário de Estado-adjunto do Esporte, Jorge VI, esta é mais uma ação de governo visando à qualificação dos profissionais do esporte amador alagoano.

“Estamos ajudando e apoiando, dentro das nossas limitações, tudo o que for bom para o desenvolvimento do esporte em nosso Estado”, disse o secretário, ressaltando o incansável trabalho da sua equipe de gerentes.

Já no domingo, os trabalhos iniciam às 9 horas com os debates sobre as dúvidas, prosseguindo até às 11h30. A partir das 14 horas, será aplicada a prova que será dividida em teórica e prática, com questões abertas. Essa avaliação terá a duração de 4h.

Todos os participantes receberão certificados. Serão classificados para atuar em nível nacional ou internacional aqueles que obtiverem notas superiores a 8,5.