Além de estar há dois anos e dois meses sem perder para o Atlético-MG no retrospecto geral do clássico, o Cruzeiro supera o arquirrival de 2005 para cá em Campeonato Brasileiro, competição em que as duas equipes se enfrentarão neste domingo, no Mineirão, às 16h (horário de Brasília), pela 10ª rodada da competição nacional
Nas últimas três edições do Brasileirão com participações do Atlético, o Cruzeiro somou todos os pontos possíveis diante do rival. Nos seis jogos disputados em 2005, 2007 e 2009, a equipe alvinegra não conseguiu sequer um ponto. A última vitória alvinegra em clássicos pelo Campeonato Brasileiro ocorreu em 2004. Naquela edição, a torcida atleticana comemorou dois triunfos sobre o Cruzeiro.
No primeiro turno de 2005, o Atlético, sob o comando de Tite, foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1 na estreia do técnico Paulo César Gusmão, que substituía Levir Culpi. Já no segundo turno, a equipe celeste somou três pontos com um triunfo por 1 a 0 diante de um arquirrival comandado por Marco Aurélio.
Já em 2007, os clássicos pelo Brasileirão foram marcados por muitos gols. No primeiro turno, o Cruzeiro venceu por 4 a 2, após o Atlético ter buscado o empate em 2 a 2 e o meia Marcinho desperdiçar uma cobrança de pênalti, defendida pelo goleiro Gatti. No segundo turno, a exemplo da primeira metade do Brasileiro, o Cruzeiro fez 2 a 0, permitiu a virada do rival, mas foi buscar o triunfo por 4 a 3.
Na última temporada, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, no primeiro turno, com um gol de Ramires aos 46min da etapa final. Já na segunda partida, a equipe celeste voltou a marcar próximo do fim com Guilherme aos 48min do segundo tempo, mas o gol apenas serviu para ratificar a vitória por 2 a 0.
Com domínio no Brasileirão, o Cruzeiro tem aproveitado os confrontos diante do Atlético no Mineirão para somar pontos, mas, para o volante Fabrício, o confronto com o arquirrival tem sempre o mesmo peso, independentemente da competição. "É sempre a mesma coisa. A gente nunca gosta de perder um clássico", afirmou.
Neste domingo, o mando de campo será do Cruzeiro, mas o atacante Diego Tardelli espera que o Atlético consiga somar pontos diante do rival. "O Mineirão é um campo neutro, um campo em que a gente está acostumado a jogar, só muda o símbolo na tela da TV, que é o Cruzeiro na frente e o Atlético em segundo. É um campo que é a nossa casa também", observou.
Apesar das seis vitórias consecutivas, o Cruzeiro ainda está em desvantagem no histórico do confronto com o Atlético pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto a equipe celeste soma 13 vitórias, o time alvinegro venceu 15. Em 15 oportunidades houve empate.