PCR abre 10 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

05/07/2009 05:57 - Empregos e Concursos
Por eduardocardeal
Estarão abertas, segunda e terça-feiras, inscrições para 10 mil vagas em 50 cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Prefeitura do Recife (PCR). As aulas acontecerão em 16 escolas da capital pernambucana. Como o número de inscritos normalmente é maior que a quantidade de vagas, será realizado um sorteio, na quinta-feira, para definir quem fará os cursos. As aulas começarão no dia 14.

Há opções em 12 áreas: higiene e beleza, vestuário, artesanato, indústria, construção civil, escritório, artes, idiomas, alimentação, turismo, educação e saúde (a relação completa dos cursos está disponível no site da prefeitura).

O gerente de educação profissionalizante da Secretaria Municipal de Educação, Antônio Tadeu de Oliveira, informa que as novidades para este ano são os cursos de camareira, guia turístico, eletricista, tranças e penteados e gerenciamento de salão de beleza.

Interessados devem procurar uma das 16 unidades de ensino. Trinta e sete cursos terão duração de três meses (250 horas-aula). Em 13, as aulas acontecerão em seis meses (450 horas-aula). As turmas serão pela manhã (7h30 às 12h), tarde (13h30 às 18h) e noite (18h40 às 22h). Para obter certificado, o aluno tem que frequentar, no mínimo, 75% do curso.

Para candidatar-se às vagas, é preciso ter no mínimo 14 anos e residir no Recife. Cada candidato deve optar por um único curso. Não é permitida a inscrição em mais de uma escola. A relação com os nomes dos candidatos sorteados será divulgada, nas escolas, em 10 de julho. As matrículas acontecerão dia 13. No sorteio, cada unidade montará uma lista de espera para substituição dos candidatos desistentes. Se até o quinto dia de aula o aluno não comparecer, a vaga dele vai ser ocupada por outra pessoa.

A prioridade no preenchimento das vagas será para estudantes da rede municipal e inscritos nos programas sociais mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife, como Projovem Urbano, Brasil Alfabetizado, Bolsa Escola Municipal e Bolsa Família entre outros.

Para o Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa Vista, as inscrições têm critérios específicos. Podem candidatar-se pessoas cadastradas na Bolsa de Emprego da prefeitura, funcionários públicos municipais e alunos das 17 escolas situadas na RPA-1 (bairros do Centro), além de comerciários encaminhados pela Associação dos Comerciantes da Rua da Imperatriz, no Centro da capital.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..