A equipe de técnicos da Prefeitura de Curitiba enviada à África do Sul para conhecer a experiência em sediar a Copa das Confederações 2009 apresentou um relatório da viagem na última sexta-feira (3). "Essa competição tem uma escala menor e funciona como um teste das estruturas que receberão a Copa do Mundo. O grande exemplo trazido foi o modelo de sustentabilidade econômica do evento", afirmou Luiz de Carvalho, gestor de Curitiba para a Copa de 2014. "Verificamos também que Curitiba está bastante adiantada em relação às cidades africanas e teria condições de sediar a Copa das Confederações com poucas alterações na infraestrutura atual, com mais mobilidade e qualidade melhor a um custo menor para o cidadão."
O grupo que fez a visita técnica também foi composto pela engenheira Zelinda Rosário e pelo arquiteto Fabiano Losso, do Ippuc, e pelo diretor técnico do Instituto Municipal de Turismo, Colmar Chinasso Filho. Em sete dias, os técnicos de Curitiba visitaram cinco das nove cidades e seis dos dez estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo 2010: Johannesburgo (Soccer City e Ellis Park Stadium); Pretória (Loftus Versfeld Stadium); Rustenburg (Royal Bafokeng Stadium); Bloemfontein (Free State Stadium) e Cidade do Cabo (Green Point Stadium).
Durante todo o tempo, o grupo teve suporte completo de equipes da Fifa, que se encarregaram de agendar encontros técnicos, visitas a obras de infraestrutura e de construção de estádios, concedeu ingressos para jogos e garantiu acesso nos estádios para conhecer setores como área do público VIP, de atendimento à mídia e áreas para recepção de turistas que compram pacotes da Fifa.