Mais de cinquenta artesãos do município de Coruripe realizarão o cadastramento no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), nesta sexta-feira (26), das 9h às 16h, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec). Os dados serão encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e também serão utilizados para a confecção da Carteira do Artesão.

A atividade faz parte do trabalho de identificação da atividade artesanal da Sedec, por meio da Diretoria de Design e Artesanato, que iniciou em março de 2008 o Censo do Artesão. As informações serão analisadas pela equipe técnica da Sedec para identificar o perfil dos artesãos alagoanos, e suas técnicas, além de implantar políticas públicas que atendam as necessidades específicas do segmento.

A atividade tradicional dos artesãos do município é a confecção de produtos com a Palha do ouricuri, sendo também a técnica com a fibra da bananeira (bolsa, almofada pof), com o casco do coco (colares, brincos, etc).

Para o presidente Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco), Manoel dos Santos, a instituição está completando cinco anos de existência e realiza um trabalho de impacto direto na movimentação do desenvolvimento do município, possuindo hoje cerca de 40 associações membros.

Ele explica que o artesanato é uma atividade tradicional, que passa de mãe para filha, prova disso é que a cidade possui cerca de 400 artesãos, sendo 95% mulheres, pois grande parte dos homens são pescadores.

Feiras

Importante vitrine na região Nordeste, alguns artesãos alagoanos se preparam para expor seus produtos nas maiores feiras do país. No período de 3 a 12 de julho, ocorre a Fenearte, no Centro de Convenções de Olinda em Pernambuco. Para a diretora de Design e Artesanato da Sedec, Vania Amorim, a presença do estado de Alagoas é uma forma eficaz de divulgar o artesanato de Alagoas, mostrando toda a beleza, qualidade e diversidade.

Alagoas estará presente também na feira Salão do Turismo, numa parceria entre os ministérios do Turismo e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do dia 1º a 5 de julho, no pavilhão do Anhembi, em São Paulo. A participação do artesanato no evento turístico sempre obteve bons resultados de comercialização e divulgação.