Diante de 60 mil pessoas, que lotaram o Veltins Arena, estádio do Schalke 04, em Gelsenkirchen, na Alemanha, o ucraniano Wladimir Klitschko derrotou Ruslan Chagaev e manteve os cinturões dos pesados da Organização Mundial e da Federação Internacional de Boxe.

Klitschko - irmão mais novo de Vitali, que também é campeão - chegou à sua 53ª vitória na carreira, contra três derrotas. Já viu conheceu sua primeira derrota: ele vinha de 25 vitórias (17 por nocaute) e um empate.

O ucraniano começou melhor a luta e, com uma combinação de golpes de esquerda e direita, mandou Chagaev para a lona no segundo round. O domínio do campeão continuou e, no oitavo assalto, ele abriu um corte no supercílio esquerdo to rival.

Antes do início do 10º round, o juiz Eddie Cotton indicou que Chagaev não tinha mais condições e decretou o nocaute técnico para Klitschko.

Esta foi a luta com maior presença de público da Alemanha nos últimos 70 anos, mas não superou a vitória por nocaute de Max Schmeling sobre Adolf Heuser, que teve cerca de 70 mil espectadores em Stuttgart, em 1939.

Novela antes da luta
O combate só foi possível graças a cancelamentos de outras lutas. Inicialmente, Chagaev enfrentaria o gigante russo Nikolay Valuev, já que devido a uma lesão, o uzbeque foi considerado "campeão em recesso" da Associação Mundial de Boxe. No entanto, exames de Chagaev apontarem hepatite B, e a equipe do rival cancelou o combate 24 horas antes do evento.

Chagaev permaneceria sem adversário se Klitschko não enfrentasse problemas. O combate marcado para este sábado seria contra o britânico David Haye, ex-detentor do título dos cruzadores. Mas, uma lesão nas costas tirou Haye dos treinos, e possibilitou o combate deste sábado