Seminário expõe políticas de intercâmbio internacional na Educação Superior

15/06/2009 09:16 - Empregos e Concursos
Por annaclaudia

"Receberemos em Alagoas nomes de destaque no campo da internacionalização do ensino superior e, por isso, esperamos a presença maciça de estudantes, professores e gestores de faculdades e universidades alagoanas em nosso seminário”.
 
Com estas palavras o assessor internacional da Ufal José Niraldo de Farias comentou nesta segunda-feira (15/06) a expectativa da instituição para a realização do II Seminário de Internacionalização que a Ufal realiza no próximo dia 22 de junho.
 
O evento é gratuito e contará com carga horária de 8 horas. As inscrições serão feitas no local. O evento ocorre na próxima segunda-feira (22/06) a partir as 08:30 horas no auditório da Reitoria da Ufal, localizado no Campus A. C. Simões, em Maceió.
 
“Teremos, inclusive, a presença de nossos alunos do interior, uma vez que estudantes do Campus Arapiraca e de seus pólos também participam de ações de cooperação e intercâmbio internacional”, afirma José Niraldo de Farias.
 
O objetivo do II Seminário de Internacionalização é discutir iniciativas de cooperação e intercâmbio internacional realizadas pela Universidade, apontando potencialidades e possibilidades de atuação nesta área.
 
Mas o público alvo do evento se amplia, abrangendo todos os envolvidos com a cooperação internacional e universitária em Alagoas. “Esperamos contar com a presença de professores, alunos e dirigentes de instituições públicas como Uneal, IF-AL e Uncisal, além de faculdades privadas de nosso estado” afirmou o assessor.
 
 
Palestrantes discutem internacionalização da educação superior
 
 
O II Seminário de Internacionalização da Ufal traz para Alagoas o reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), Fernando Seabra Santos. Na abertura do evento o reitor proferirá a conferência “O Papel da Universidade de Coimbra nas Relações Internacionais Brasil-Europa”.
 
A vice-reitora de relações internacionais da Universidade portuguesa também estará em Alagoas. Cristina Maria da Silva Robalo Cordeiro falará sobre o “Processo de Bolonha e as Novas Alternativas para a Educação Superior: Desafios e Perspectivas". Firmado em 1999 por quinze países da Europa, o Processo de Bolonha prevê a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior.
 
O evento conta na parte da tarde com a mesa redonda “Estratégias de Internacionalização das Universidades Brasileiras”. Participam da mesa representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes Carlos Alexandre Netto; e do reitor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Associação Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras Naomar Monteiro de Almeida Filho.
 
Já na mesa redonda de encerramento do II Seminário de Internacionalização da Ufal o tema em debate será “Perspectivas de Internacionalização do Ensino Superior”. Entre os debatedores, Eduardo Magalhães, assessor internacional do Governo do Estado de Alagoas; o coordenador do Grupo Tordesilhas no Brasil Airton Young; José Niraldo Farias e Rossana Valéria de Souza e Silva, Assessora Especial da Comissão de Relações Internacionais da Andifes.
 
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (82) 3214 1005 ou pelo e-mail assessoria-asi@ufal.br.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..