Em Promessas de Amor, todos os Mutantes - do bem e do mal - são perseguidos. Tudo porque o governo promulga a lei antimutante, cujo objetivo é prender todos os mutantes. Beto (Felipe Folgosi) avisa Érica (Andrea Avancini) que as forças de Ferraz (Juan Alba) vão invadir a sede da Liga do Bem. Com isso, ela é obrigada a fugir com Ágata (Juliana Xavier), Aquiles (Sergio Malheiros), Vavá (Cássio Ramos), Eugênio (Pedro Malta), Ângela (Julia Maggessi) e Clara (Shaila Arseni). Érica se junta a Pepe (Perfeito Fortuna) para proteger os jovens mutantes, e os dois fingem ser uma família carioca.

Todos os mutantes escondem sua condição geneticamente modificada e são obrigados a usar seus poderes em segredo no Colégio Novo Ensino, onde vão estudar. Lá, Érica também trabalha como professora de História e Pepe ensina Artes e Teatro. Nati (Maytê Piragibe), Valente (Marcos Pitombo), Leonor (Ligia Fagundes), Felipe (Jorge Pontual), Perpétua (Patricya Dejesus) e Ísis (Louise D’Tuani) fundam a ONG Caminhos do Coração. Sob a fachada da ONG, eles ajudam mutantes em perigo.
Gór (Julianne Trevisol), Metamorfo (Sacha Bali), Draco (Rômulo Estrela) e Telê (Rômulo Arantes Neto) - que formam a liga bandida - são presos, mas lideram uma rebelião e conseguem fugir da cadeia. Revoltados com a perseguição dos humanos, Gór, Metamorfo, Draco e Telê se aliam a Lino (Mario Frias) e Bianca (Nanda Ziegler) para contra-atacar, planejando a derrota dos humanos e da Liga do Bem.


Mas nem com uma legião de mutantes a emissora conseguiu manter a média de audiência. O autor de "Promessas de Amor", que é a terceira fase de "Os Mutantes", Tiago Santiago, diz que a novela deve acabar em agosto e não mais em setembro ou outubro, como programado. Ele tem feito mudanças na história. "Não estou satisfeito com a audiência", diz Tiago. A primeira fase dos mutantes deu 15 pontos no Ibope. A segunda, 13,5. A atual dá entre 9 e 11. Por que será ?