Neste domingo, no Parque Antarctica, às 18h30, o Cruzeiro tentará, diante do Palmeiras, quebrar uma escrita em jogos contra Vanderlei Luxemburgo. Em 2004, com os títulos do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão, todos em 2003, o treinador deixou o comando celeste após divergências com os irmãos Zezé e Alvimar Perrella. Desde então, o técnico tornou-se um complicado adversário do clube mineiro

Em sete jogos contra Luxemburgo no Campeonato Brasileiro, o clube vencedor da "tríplice coroa" jamais saiu de campo com a vitória. Foram cinco derrotas e dois empates. O primeiro encontro entre o time celeste e o treinador, após sua passagem pela Toca da Raposa, ocorreu na 27ª rodada do Brasileirão de 2004. Sob o comando de Marco Aurélio, o Cruzeiro empatou por 4 a 4 com o Santos, então dirigido pelo atual técnico do Palmeiras, no Mineirão.

Em 2005, o treinador que ostenta o recorde de títulos em Campeonato Brasileiro, com cinco troféus, não disputou o Brasileirão, já que estava no comando do Real Madrid. Luxemburgo voltou a enfrentar o Cruzeiro no Brasileirão de 2006. Na Vila Belmiro, o então técnico santista venceu o time celeste por 2 a 0. No segundo turno, Santos e Cruzeiro voltaram a se encontrar na 36ª rodada, no Mineirão, e empataram em 1 a 1.

O time mineiro chegou a vencer Vanderlei Luxemburgo em 2006, mas em uma vitória com gosto amargo. Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, ex-assistente de Luxa, o Cruzeiro bateu o Santos, no Mineirão, por 1 a 0, pela Copa Sul-Americana. No entanto, o time paulista havia vencido o Pacaembu pelo mesmo placar e a equipe celeste foi eliminada da competição nos pênaltis.

Ainda no comando do Santos, Luxemburgo venceu o Cruzeiro nas duas partidas do Brasileirão de 2007, quando o time mineiro tinha Dorival Júnior como treinador. Na décima rodada, na Vila Belmiro, o triunfo santista foi por 4 a 1, enquanto no Mineirão, na 29ª rodada, a vitória de Luxa foi por 1 a 0.

Na última temporada, com o Cruzeiro já sob o comando de Adilson Batista, Luxemburgo, no Palmeiras, voltou a não perder pontos para o time celeste. No Parque Antarctica, o alviverde venceu por 5 a 2, na sexta rodada. No Mineirão, Luxemburgo e seus comandados impuseram a última derrota celeste no estádio da Pampulha por 1 a 0, na 25ª rodada. Desde então, o Cruzeiro atuou 27 vezes em casa, venceu 23 e empatou quatro.

Para Adilson Batista, a expectativa de um jogo contra um adversário comandado por Luxemburgo é sempre de dificuldades. O treinador cruzeirense afirma estar sempre de olho no trabalho do rival deste domingo. "Eu costumo vigiar isso. O Vanderlei sempre observei, tenho respeito. É um profissional vencedor, competente. Você tem que ver que pode fazer para surpreender", revelou.

Para comprovar que está sempre vigiando Luxemburgo, Adilson comentou os trabalhos realizados pelo treinador no interior paulista, onde o Palmeiras esteve concentrado nesta semana. "Em Atibaia, foram três trabalhos, três trabalhos de marcação, reconhecendo o poderio do Cruzeiro. Então agora já tenho um trabalho em cima daquilo que acho que possa acontecer", observou