A seleção brasileira de futebol chegou na tarde desta quinta-feira à África do Sul para defender seu título da Copa das Confederações-2009 (14 a 28 de junio), com o moral elevado depois de derrotar na véspera o Paraguai (2-1), nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010.

O time de Dunga chegou a Johannesburgo seguindo em direção à pequena cidade de Bloemfontein, onde ficará concentrado ao longo do torneio.

O primeiro treino em solo sul-africano ficou para amanhã; a estreia está programada para segunda-feira contra a selação do Egito, pelo grupo B, também integrado por Itália e Estados Unidos.

Sua principal estrela, Kaká, afirmou que os jogadores estão "concentrados apenas na Copa das Confederações" e não pensam na "partida contra a Argentina" para a classificação do Brasil no Mundial da África do Sul-2010.

"Agora vamos pensar apenas nas Confederações", afirmou o novo jogador do Real Madrid, que quer caminhar "passo a passo, mas sempre para frente".

A seleção brasileira vai encontrar muito frio na cidade, com os termômetros marcando cinco graus.

A cidade de Bloemfontein é capital da província do Estado Livre, sendo considerada a capital judicial da África do Sul. Fica a uma altitude de 1. 400 metros acima do nível do mar.

Bloemfontein vai receber quatro jogos da Copa das Confederações, com apenas um do Brasil na primeira fase, o da estreia contra o Egito, no Free State Stadium, no dia 15 de junho. As outras partidas em Bloemfontein são Espanha x Iraque e Espanha x África do Sul. A cidade ainda recebe uma partida da semifinal entre o 1º colocado no Grupo A e o 2º no Grupo B.

O estádio fica a cerca de dois quilômetros do centro da cidade; foi todo reformado tendo, agora, capacidade para receber 48 mil expectadores.