Inscrições para o Planseq Petróleo e Gás Natural começou nesta segunda-feira

09/06/2009 08:07 - Negócios
Por eduardocardeal

Trabalhadores interessados em participar dos cursos do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Petróleo e Gás Natural poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (08). Os cursos acontecem em oito estados onde a Petrobras tem refinarias que passarão por obras: Amazonas, Bahia, Espirito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Para participar, é preciso estar desempregado, ter idade acima  de 18 anos e  no mínimo a quarta série. As inscrições podem ser feitas nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) dos estados participantes.

Confira os endereços das superintendências no site do MTE.

O Planseq vai capacitar mais de 18 mil trabalhadores em ocupações relacionadas às obras de ampliação e modernização das refinarias da Petrobras nos estados participantes deste específico plano de qualificação. A expectativa é de que pelo menos 30% dos alunos sejam contratados pelas empresas que vão executar as obras.

O Planseq conta com recursos de R$ 13,2 milhões provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O gerenciamento e capacitação dos trabalhadores serão feitos por meio da parceria com entidades executoras. No final do ano passado, o Ministério do Trabalho firmou convênio com nove entidades para executar ações de qualificação, entre cursos de armador, carpinteiro, pedreiro, encanador predial e encarregado de obras civis.

Está prevista a execução de 886 turmas. A distribuição das vagas levou em conta a necessidade de mão-de-obra qualificada para cada empreendimento do setor de petróleo e gás natural.

Revap - O primeiro Planseq Petróleo e Gás Natural foi implementado nos municípios paulistas de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava em 2006. Teve como objetivo atender a modernização da Refinaria Henrique Lages. Foram qualificados cerca de 1.700 trabalhadores em obras civis nas ocupações de carpintaria, armador e pedreiro.

Além da Revap, a parceria com a Petrobras também incluiu a Bahia, com a modernização da Refinaria de Mataípe. Mais de 1.350 trabalhadores de 14 municípios do recôncavo baiano (Candeias, Maragogipe, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Pojuca, Dias D´Ávila, Catu, Entre Rios e Cardeal da Silva) foram capacitados pelo Planseq Petróleo e Gás.

Qualificação - Os Planos Setoriais de Qualificação foram instituídos em novembro de 2004 e é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do MTE, que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho. A finalidade do Planseq é formar profissionais, atendendo à necessidade de cada região e assim facilitar a absorção dos qualificados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..