A Federação Aquática do Estado de Alagoas (FAEAL) deu inicio na noite desta sexta-feira, no Colégio Marista, ao Curso de Arbitragem de Natação.

Os cem estudantes de educação física inscritos para uma nova turma de arbitragem tiveram o primeiro contato com as orientações gerais sobre o curso.

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário adjunto de educação e esporte, Jorge Sexto. A mesa de abertura dos trabalhos ainda contou com: Gilberto Costa (presidente da FAEAL), Vânia Quintela (gerente de rendimento da secretaria de educação e esporte), Semeão Rufino (professor de natação e representante do Colégio Marista), José Clóvis (vice-presidente da FAEAL) e Prof. Betinha (diretora de árbitros da FAEAL).

O secretário Jorge Sexto ressaltou a importância do evento e destacou ações do Governo de Alagoas na área esportiva, principalmente, relativas a natação. Ele informou que o Governo vai reformar o parque aquático do CEAGB. Ao usar a palavra, Semeão Rufino reforçou a satisfação em ver tantos jovens interessados em arbitragem de natação e disse que assim como o atletismo, a natação também precisa de novos árbitros.

Em sua fala o presidente da FAEAL frisou a satisfação em contar com o apoio do Governo do Estado e desejou a todos as boas vindas.

Em seguida, o vice-presidente da FAEAL, José Clóvis, iniciou a palestra “O profissional do futuro”. O curso prosseguirá amanhã e também no domingo.

Amanhã a programação prevê pela manhã noções gerais de arbitragem – regras e modalidades de natação. No período da tarde, os participantes do curso terão direito ao conteúdo funções dos árbitros, secretaria e locução e o sistema star system.

No domingo, fechando a programação do curso, haverá a aula prática  no parque aquático do Colégio Marista.

O curso tem 20 horas de carga horária e tem 100 inscritos.