Computadores e celulares trazem comodidade. Não há dúvida. Mas com a tecnologia, surge um problema ambiental: o excesso de lixo. São muitos monitores e demais peças descartadas diariamente. Nesta segunda-feira (1º), a Gerência de Tecnologia da Informação (Gtin) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) lançou a campanha E-tralha: Recicle essa Idéia. Essa é mais uma oportunidade de tratar a questão com seriedade.
Na abertura, o reitor da Uncisal, André Falcão, afirmou que esta iniciativa da Uncisal “mostra a preocupação com a reciclagem e a ampliação da consciência ambiental, uma vez que o mercado da informática cresce e junto com ele aumenta o lixo gerado por ele”.
A proposta prevê a arrecadação de equipamentos de informática e celulares (danificados ou não), os quais serão recondicionados, quando possível, e doados para ONGs, escolas e bibliotecas públicas, ou terão destinação adequada. O gerente do Gtin, Eraldo Alves, comentou que “este é um trabalho de sensibilização e responsabilidade social”.
Pilhas e baterias também fazem parte da campanha, que contará com auxílio do Programa Gestão de Resíduos da Universidade.
Governo e Vila Flor formam 40 pessoas para a área de artesanato
Nessa ação, foram qualificadas 18 pessoas do bairro do Vergel para a fabricação de bonecas e sandálias; e 22 pessoas de Marechal Deodoro, para a confecção de fuxico e máscaras.
O secretário de Estado do Trabalho, Regis Cavalcante, e a diretora do Instituto Vila Flor, Elizabeth Lopes, entregaram na sexta-feira, 29, certificados de formação dos cursos do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ/ AL 2008) a 40 pessoas.
Durante o evento no Vergel, a diretora do Instituto Vila Flor, Elizabeth Lopes, destacou a importância do momento para a comunidade e o apoio do secretário Regis Cavalcante, sempre comparecendo às solenidades de entrega de certificados, dialogando com os participantes.
Os formandos Maria Alves, Lourdes Arcanjo e Cícero, da comunidade Sururu de Capote, se pronunciaram agradecendo à Secretaria do Trabalho sobre os benefícios proporcionados pelo curso, abrindo portas para a produção e venda de seus produtos artesanais.
“A qualificação profissional é a oportunidade de sair da crise obtendo ocupação e renda”, explicou Regis.
O secretário anunciou ainda a realização, pela Secretaria do Trabalho, da Feira Solidária, que reunirá a produção artesanal para venda em um local, com atrações culturais diversas. “Tenho esta ideia desde que entrei na Secretaria do Trabalho, com a finalidade de engajar o setor cultural à promoção da venda da produção das comunidades”, declarou.
Marechal Deodoro - Em Marechal Deodoro, os certificados de conclusão do curso de artesanato foram entregues no Ponto de Cultura Marechal em Movimento. Participaram da solenidade ainda, a subsecretária de Turismo de Marechal Deodoro, Patrícia Melro; o coordenador do Ponto de Cultura, Roberto Leandro.
O secretário Regis Cavalcante, em nome do governador Teotonio Vilela, destacou a importância da qualificação profissional para a geração de ocupação e renda. “Promovendo cursos de acordo com a empregabilidade local, mudando o eixo das ações, alcançamos a viabilização e o desenvolvimento do pequeno negócio, num território onde mais de 50% das pessoas se encontram na informalidade”, declarou Regis.

Tecnologia