Mesmo com um apoio incondicional, a Portuguesa ficou abaixo das expectativas e apenas empatou com o Bahia, por 0 a 0, na tarde deste sábado, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O empate tirou os paulistas, ainda invictos, do G4. Agora a Lusa ocupa a quinta colocação, com oito pontos. Enquanto isso, o Bahia está na sétima colocação, com sete pontos.
Apesar do resultado, a Rubro-verde não perde em casa há 12 jogos. Foram sete vitórias e cinco empates. A última derrota foi no longínquo 25 de janeiro, quando o time paulista perdeu, por 2 a 0, para o São Paulo.

Muita saudade!
Para matar a saudade de quatro anos sem ver o rival, Portuguesa e Bahia começaram com tudo. A Lusa foi surpreendida por uma grande oportunidade do Bahia, mas logo depois tomou conta do jogo e foi em busca do gol.

Logo aos 3 minutos, Rogério foi lançado, entrou na área em velocidade e mandou um petardo para o gol. A bola acertou o travessão do goleiro Fábio. Mas a Lusa não se assustou e foi pra cima. Em seguida, o time paulista assuntou com busca cabeçadas perigosas. Ambas saíram por cima do gol.

Mas o jogo ganhou emoção aos 28 minutos. O lateral-esquerdo da Lusa, Anderson Paim, que tinha acabado de tomar cartão amarelo, fez outra falta violenta e foi expulso pelo árbitro sergipano Cláudio Francisco Lima e Silva. Na reclamação, o goleiro reserva do Bahia, Fernando, recebeu cartão amarelo, mesmo no banco de reservas.

Na cobrança da falta, Ávine manda um petardo direto para o gol, mas Fábio espalma e evita o gol. O jogo caiu de produção e a primeira etapa seguiu empatada e sem gols.

Na pressão!
No segundo tempo, o Bahia voltou disposto a aproveitar o fato de estar com um jogador a mais em campo. Logo de cara, o Tricolor foi pra cima da Lusa. O time da casa apostou no apoio de sua torcida para seguir invicta.

O jogo ganhou em emoção. Ávine criou boa chance, mas a zaga da Lusa cortou. Aos 16 minutos, Acleisson respondeu para os paulistas, mas a bola passou perto. Logo depois, Christian, em velocidade, entrou na área e bateu firme. O goleiro Marcelo fez grande defesa e evitou o gol.

No final do jogo, a Portuguesa quase marcou, mas a bola acertou o travessão para desespero dos torcedores. Final 0 a 0.

Próximos jogos
Pela quinta rodada, a Portuguesa vai a campinas no próximo sábado, 6 de junho, encarar a Ponte Preta, às 21h50. Enquanto isso, o Bahia recebe o ABC no mesmo dia, às 21 horas.

Ficha Técnica

Portuguesa 0 x 0 Bahia

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo – SP
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva – SE
Público:4.633
Renda: R$ 72.220,00
Cartões amarelos: César Prates, Preto, Marco Antônio (Portuguesa); Fernando, Nen, Rubens Cardoso, Rogério, Hernani, Alex Terra (Bahia)
Cartões vermelhos: Anderson Paim (Portuguesa); Evaldo (Bahia)

Portuguesa
Fábio; Bruno Rodrigo, Ediglê e Erick; César Prates (Wilton Goiano), Acleisson, Marco Antônio, Preto e Anderson Paim; Piraju (Tatá) e Christian (Dinei).
Técnico: Paulo Bonamigo.

Bahia
Marcelo; Marcos, Evaldo, Nen e Ávine (Roberto); Leandro (Beto), Hernani, Rogério e Rubens Cardoso; Lima e Alex Terra (Paulo Roberto).
Técnico: Alexandre Gallo.