A Microsoft está fazendo os últimos ajustes em sua nova ferramenta de buscas para tentar conter a dominância do Google nesse setor. O novo sistema, que vinha sendo testado internament sob o nome de "Kumo", foi rebatizado de "Bing" e deve ser lançado na próxima quarta-feira (3).  

A gigante do software, que ainda está em negociações com o Yahoo sobre uma possível parceria, há tempos vem tentando liderar o mercado de buscas na internet, principalmente depois que o Google estabeleceu seu domínio.

Estimativas da Advertising Age indicam que a Microsoft está planejando uma campanha no valor de US$ 80 a US$ 100 milhões para promover o serviço, mas a empresa não comentou sobre o assunto.

A distância a ser percorrida pela Microsoft é grande. Em abril, o Google foi responsável por 64,2% das buscas na internet nos Estados Unidos, o que é equivalente a 9,5 bilhões do total de 14,8 bilhões de buscas realizadas.

O Yahoo ficou em segundo lugar, com 20,4% das buscas, e a Microsoft foi terceira, com 8,2% - ambas apresentaram leve queda sobre o mês anterior à pesquisa (março).

Tanto o Google quanto o Yahoo acrescentaram, recentemente, novas funções a suas ferramentas de busca, o que dificulta um pouco mais a tarefa da Microsoft.