Para voltar à segunda divisão do Brasileiro os representantes alagoanos terão que chegar entre os quatro primeiros em um torneio que conta com a participação de 20 times divididos em quatro grupos com cinco equipes, passam os dois primeiros e ao contrários dos outros anos as oito equipes classificadas se enfrentam em um sistema eliminatório, sendo que quem passar pela segunda-fase já está na segunda divisão. Ou seja: a equipe precisa de 10 partidas para garantir a vaga na Série B.
ASA e CRB caíram dentro do mesmo grupo e têm como adversários os pernambucanos do Salgueiro, os cearenses do Icasa e os tradicionais rivais sergipanos do Confiança e todos sabem que este ano talvez seja a grande chance de estar na Série B, onde as cotas são maiores e a cobertura de TV atrai atletas de renome. Veja abaixo como vêm os adversários dos alagoanos na primeira fase.
Confiança
Talvez o clube que tenha a folha salarial mais cara do Nordeste, o time sergipano ficou a dois pontos do acesso no ano passado onde travou duelos inesquecíveis com o ASA,. O time que foi campeão sergipano vem com duas ex-estrelas do futebol brasileiro, Valdson (35 anos) zagueiro que já atuou no São Paulo e Flamengo e Beto, meio-campista que já foi ídolo do Botafogo.
Jogando no 3-5-2 o time é comandado por Roberto Cavalo, ex-CRB e conta com Cristiano Alagoano, que já atuou pelo CSA e CRB como artilheiro. O time proletário dificilmente perde em seus domínios e será sem dúvida alguma o principal entrave dos alagoanos para seguir na competição.
Time Base
Fábio; Valdson, Bira e Baggio; Ramon, Fabiano, Alisson, Beto, Robinho; Zé Paulo e Cristiano Alagoano
Técnico: Roberto Cavalo
Icasa
O time cearense viveu um péssimo início de ano quando foi rebaixado do campeonato estadual mas fez a melhor campanha da história de um time do interior cearense na Copa do Brasil, quando eliminou Portuguesa e o Confiança caindo apenas para o Vasco.
Com quatro reforços, entre eles o atacante Pantico, o Verdão do Cariri tenta suprir a falta de seu principal jogador, o atacante Dadinho que foi negociado, mas a força da equipe está mesmo nas partidas em que realizará no seu estádio, em pleno sertão cearense.
Time Base
Aloísio; Thiago, Alan, Everaldo e Marcos Vinicius; Ricardo Baiano, Guto, Jefersson e Panda; Marciano e Pantico.
Técnico: Flávio Araújo
O Carcará do sertão surpreendeu a todos no ano passado quando jogando um futebol vistoso conseguiu permanecer na Série C e ser o único pernambucano na competição a frente inclusive do Santa Cruz que disputa a Série D.
A base da equipe foi mantida, que chegou em quarto lugar no pernambucano atrás apenas dos três grandes o Salgueiro manteve a base que conta com os conhecidos Marivaldo, zagueiro Ex-ASA, Marcos Mendes que também passou pelo time de Arapiraca e Gilson Costa que já jogou no CSA.
O entrosamento de uma equipe que já joga a algum tempo pode ser fundamental, principalmente nas primeiras rodadas do torneio e os times de Alagoas devem estar atentos a isto
Time Base
Luciano; Gilberto Matuto, Marivaldo, Henrique e Marcos Mendes; Victor Caicó, Dil, Tiago e Elvis; Gilson Costa e Didi Potiguar, Técnico: Neco
Depois dos times nordestinos os alagoanos podem pegar times de tradição no futebol brasileiro com participações inclusive na Série A, a exemplo de Payssandu, América –MG, Criciúma -SC e Gama-DF que junto com Marília, Guaratinguetá e Caxias-RS são teoricamente os favoritos ao acesso.
Canal de Esporte
O Cadaminuto estará lançando amanhã à noite, junto com a festa dos melhores da Federação Alagoana de Futebol, o seu Portal de Esportes em uma parceria com o mais conceituado site esportivo de Alagoas, o Futebol Alagoano.com, que passa a fazer parte da família Cadaminuto.
Por meio do nosso portal esportivo vamos transmitir ao vivo todas as partidas dos times alagoanos, fazendo a cobertura antes e depois das partidas, veiculando os vídeos dos gols e melhores momentos e fazendo a análise do torneio com uma fantástica equipe de comentaristas.