Grandes dificuldades da Quarta Divisão do campeonato brasileiro é que já deram no pé 15 times desistindo de participar da competição que se encontra complicada mesmo  antes de começar.

O estado recordista em desistência até o momento foi Alagoas, que terá o seu representante justamente ao lado do Santa Cruz do Recife no Grupo A, Central de Caruaru e Sergipe.

O Corinthians alagoano ganhou o acesso com o vice-campeonato estadual. Mas,por falta de recursos para bancar a própria participação pulou fora.0 efeito dominó entre os clubes alagoanos veio após o mesmo caminho adotado pelo Coruripe, Igaci, Ipanema e CSE. Provavelmente, o Murici "entrará pela janela".

Ainda nesta chave que tá o Murici, o Porto treinado pelo alagoano Peu Santos foi outro que negou a vaga, na ultima quinta feira. O presidente do Porto, JoséProfírio está respondendo processo por sonegação fiscal e chegou a ser detido por agentes da Policia Federal. O Central grande rival na cidade de Caruaru, preencheu a lacuna.

Eis os clubes que desistiram: Goiás,o dono da vaga Itumbiara desistiu,os herdeiros seriam Santa Helena e Trindade,também desistiram. O substituto é o Anapolina. No Rio de Janeiro, Bangu desistiu e o substituto é o Fiburguense.

No Rio Grande do Sul, Veranópolis desistiu,os herdeiros Santa Cruz e Ulbra desistiram e entrou o São José. Em Minas,desisitiram Rio Branco e Democrata e entraram Uberaba e Uberlândia.