Com um time misto, o Corinthians conseguiu ontem, sábado, sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro: 2 a 1 sobre o Barueri no Pacaembu. E acabou com um jejum de mais de um ano e meio sem vitórias na Série A - a última havia sido contra o Figueirense, também por 2 a 1, em 28 de outubro de 2007, pela 33ª rodada da edição daquele ano. Depois disso, o time obteve três derrotas e dois empates, caiu para a segunda divisão, voltou e, neste ano, tinha um empate e uma derrota até o jogo de ontem.

 

Felipe, Alessandro, Elias, Jorge Henrique e Dentinho foram os titulares escalados pelo técnico Mano Menezes, que nem precisou se esforçar muito para vencer. Os responsáveis pela vitória foram justamente dois reservas que andavam em baixa com a torcida: o primeiro gol foi do atacante Souza, de pênalti, e o segundo do zagueiro Jean, de cabeça.

 

Foram apenas 17 minutos de espera pelo primeiro gol: Jorge Henrique entrou na área driblando e foi derrubado. Pênalti que Souza pediu para bater e, apesar do temor do torcedor, não decepcionou. Aos 18 minutos, abriu o placar, comemorando com a camisa 43, que trocou pela 50 usada desde o começo do ano. “Fiz uma homenagem ao meu pai com a camisa 50, mas agora chega”, comentou, ao sair para o intervalo.

 

A partir daí, até o fim do primeiro tempo, a bola esteve a maior parte do tempo nos pés do Barueri, mas nenhum lance de perigo ocorreu. No segundo tempo, depois de três minutos sem sair do campo do adversário, o Corinthians chegou ao segundo gol. Dentinho foi derrubado perto da área. Wellington Saci cobrou a falta com perfeição e o zagueiro Jean subiu livre para fazer 2 a 0.

 

A exemplo do primeiro tempo, a partir daí, a pressão passou a ser do visitante, mas desta vez o goleiro Felipe se transformou em outro destaque da partida, salvando quase todas as tentativas do Barueri. Só não conseguiu no último lance, quando, após uma sequência de escanteios, o zagueiro Daniel Marques acertou uma bela cabeçada e diminuiu o placar. Nada que estragasse a noite perfeita do Corinthians.