Aniversariante do dia, Rubens Barrichello ficou com a terceira posição, e Felipe Massa vai largar em quinto lugar. Seu companheiro de Ferrari Kimi Räikkönen acabou com a má fase e fez o segundo melhor tempo. Nelsinho Piquet ficou no Q2 e vai largar em 12º.
A primeira parte do treino começou conturbada para Felipe Massa. O brasileiro perdeu o controle e a tocou na barreira de proteção, perdendo o bico. Após o conserto, o piloto, que já usou pneus macios logo de cara, se garantiu na segunda fase ao fazer o quarto tempo.
Massa ficou à frente de Barrichello, que avançou e, quinto, enquanto Jenson Button fazia o segundo tempo. Nico Rosberg liderou a primeira parte. Nelsinho Piquet andou bem e foi para o Q2 na 12ª posição. As surpresas foram os carros da Force India, enquanto as Toyotas decepcionaram e ficaram no Q1.
Quem levou a pior mesmo foi Lewis Hamilton, que bateu na freada da Mirabeau e causou a interrupção do treino. Com o carro danificado, o inglês saiu do treino e teve que se contentar com a 16ª posição. Após o erro, o piloto ficou visivelmente decepcionado e saiu sem falar com os jornalistas.
Logo no começo da segunda parte do treino, foi Nelsinho quem perdeu o controle. O brasileiro voltou à pista, mas ficou com a 12ª posição. O Q2 foi dominado pelo finlandês Kimi Räikkönen comprovou a sua empatia com o circuito e passou com o melhor tempo.
Na fase decisiva do treino, Sebastian Vettel começou fazendo o melhor tempo. Mas, nos últimos minutos, Button tomou a pole, e o alemão caiu para a quarta posição. Räikkönen confirmou o bom desempenho e ficou na segunda fila, com Barrichello logo atrás e Massa em quinto